Os Amigos do HC entregaram o projeto “Dispositivos Auxiliares de Locomoção para Pessoas com Deficiência Atendidas no CHC”, realizado com recursos provenientes do Fundo de Apoio ao Deficiente (FAD). O projeto no valor de R$ 65.088,13 tem como objetivo melhorar as condições de atendimento aos pacientes com necessidades especiais no Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Atendimento Multiprofissional do Hospital de Clínicas.

A Unidade de Atendimento Multiprofissional do Hospital conta com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, que realiza uma média de cinco mil procedimentos por mês voltados aos pacientes em recuperação física atendidos no Hospital de Clínicas, incluindo idosos e portadores de patologias. A função da Unidade é tratar múltiplas patologias agudas e crônicas e de evolução incapacitante.

Graças ao projeto, foram adquiridas três cadeiras de roda, cerca de 40 andadores e 50 muletas de diversos tipos para atender diferentes necessidades, além de variados medicamentos. O chefe da Unidade Multiprofissional, Dr. Rauce Marçal, explica que a rede pública não supre a necessidade de muletas, andadores e cadeiras de roda, por causa da falta desses equipamentos. Com o projeto, há uma grande melhoria nesse sentido. “Em nome da equipe e dos pacientes do HC, agrademos a todos que fizeram destinação e incentivamos que continuem fazendo”, conclui.

A deficiência física é definida como uma desvantagem, resultante de um comprometimento ou de uma incapacidade que limita ou impede o desempenho motor de determinada pessoa. É importante destacar que a proporção de pessoas com deficiência aumenta com a idade, passando de 4,3% nas crianças até 14 anos, para 54% do total das pessoas com idade superior a 65 anos. 

O projeto possibilitou renovar os equipamentos do Serviço de Medicina Física e Reabilitação utilizados pelos pacientes do Hospital de Clínicas, a fim de tratar múltiplas patologias agudas e crônicas e de evolução incapacitante. Será possível ter mais conforto e segurança na atividade física realizada, contribuindo para a recuperação das funções e mobilidade física do paciente. Estão sendo realizados, em média, onze mil procedimentos ambulatoriais e de terapia ocupacional.

Pular para o conteúdo