Os Amigos do HC entregaram o projeto “A Importância da Qualidade do Diagnóstico na Sobrevida do Paciente Idoso”, realizado com recursos provenientes do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) pelas parceiras Condor, Divesa Automóveis, Elejor – Centrais Elétricas do Rio Jordã, Icatu Capitalização, Mapfre Re do Brasil Companhia de Ressegu, Mili, Neovia Infraestrutura Rodoviária, Quasar Fomento Mercantil, Trutzschler Indústria e Comércio de Maqu e Vanguarda Companhia de Seguros Gerais. O objetivo da iniciativa é oferecer serviço anatomopatológico de qualidade ao paciente idoso atendido no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas, permitindo o tratamento individualizado ao paciente com câncer e assegurando melhor qualidade de vida e sobrevida.

Por meio do repasse, no valor de R$ 346.298,56, foram comprados microscópios, processador de tecidos a vácuo, equipamento para inclusão de amostras histológicas, micrótomo rotativo semi-automatizado, freezer e geladeira duo científica para laboratório, agitador aquecido, medidor de PH de bancada, entre diversos outros equipamentos. A chefe da Unidade de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas, Ana Cristina Matheus Medeiros, afirma que esse projeto foi de grande importância para a Unidade, proporcionando a aquisição de equipamentos de alta qualidade. “O processador a vácuo de tecidos, por exemplo, é muito seguro para que não haja nenhum risco de perda de material de grande importância como uma biópsia, é um equipamento de alta segurança”, esclarece. “Os microscópios proporcionam a melhoria da leitura do material que é feito em lâmina”, continua. Ana Cristina também conta que foi possível aumentar os atendimentos e exames e melhorar a qualidade de processamento dos materiais. “Agilizando os exames e propiciando um diagnóstico de melhor qualidade, estamos melhorando a qualidade de vida do paciente idoso”, finaliza.

O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas poderá realizar aproximadamente 800 exames por mês em pacientes idosos e mais de mil exames realizados. Com esse projeto, é possível oferecer diagnósticos rápidos e precisos de câncer com qualidade, exames peroperatórios de congelação e indicação assertiva de tratamentos conforme a condição individual do paciente. Há uma melhora na qualidade do processamento do material obtido para diagnóstico anatomopatológico e peroperatório de congelação de cânceres em pacientes idosos, o que influencia diretamente na conduta terapêutica, prognostico e qualidade de vida dessas pessoas.

Pular para o conteúdo