Os pacientes com a Covid-19 internados na Unidade de Infectologia do Hospital de Clínicas estão sendo monitorados pelo robô Laura. A tecnologia foi implantada por um projeto idealizado pela enfermeira da Unidade de Ginecologia do HC Flávia Letícia Adão, atualmente na linha de frente contra o Coronavírus, e realizado pelos Amigos do HC com o investimento de R$ 20 mil viabilizado com parte dos recursos arrecadados pela campanha Troco da Bondade do Angeloni.

O robô Laura é um aplicativo que monitora os sinais vitais, acompanha o estado clínico do paciente em tempo real e alerta a equipe médica, sendo um aliado dos profissionais de saúde. Segundo a enfermeira, proporciona mais segurança tanto aos pacientes quanto profissionais na tomada de decisão clínica. “Em termos gerais, o paciente apresentará indícios de que precisa de uma vaga de UTI e a equipe poderá atuar prontamente. A tecnologia está sendo um grande aprendizado para todos nós”, relata Flávia.

Originalmente, o projeto batizado de “Implantação de aplicativo para entrada digital à beira do leito de sinais vitais e predição em tempo real de deterioração clínica através de Aprendizado de Máquina – Laura Assistant” foi idealizado para a Unidade de Ginecologia do Hospital de Clínicas. Porém, no momento, está sendo essencial para o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19. De acordo com o relato da equipe da Unidade de Ginecologia, além dos benefícios para o cuidado aos pacientes, o robô Laura é importante para o HC enquanto hospital-escola. “É de grande valia educacional, uma vez que toda a residência clínica médica poderá conhecer e utilizar uma ferramenta de última geração tecnológica”.

O objetivo do robô Laura é identificar a Sepse – uma infecção grave que pode levar à morte. A inteligência artificial foi desenvolvida pelo analista de sistemas Jacson Fressatto. A ideia surgiu em 2010 após ele perder sua filha, que nasceu prematura, com apenas 18 dias de vida. Atualmente, já é utilizada em mais de 40 hospitais no Brasil ajudando a salvar vidas e já está sendo implementada em hospitais pelo mundo todo.

No Hospital de Clínicas, a tecnologia foi proporcionada pelos Amigos do HC com os recursos da campanha Troco da Bondade do Angeloni. Realizada de setembro a dezembro de 2019, a campanha arrecadou o total de R$ 28.136,11 nas quatro lojas participantes: São José dos Pinhais, Champagnat, Água Verde e Bigorilho. Além do projeto do Laura, a campanha viabilizou a execução de outro projeto voltado ao Ambulatório de Tratamento de Feridas do Hospital de Clínicas.

“Nós do Angeloni acreditamos que promover ações  de responsabilidade social como o Troco da Bondade fazem a diferença na vida das pessoas. Ao estimular a comunidade a participar na promoção de uma sociedade melhor e mais humana, também tiramos do papel valores que passam a ser vividos todos os dias, tanto pela comunidade como pelos funcionários. Por isso é muito gratificante saber que nossa campanha foi significativa para projetos tão importantes e que contribuem para a saúde e qualidade de vida dos pacientes do Hospital das Clínicas”, afirma Sabrina Angeloni, diretora de Marketing da Rede Angeloni. “O Troco da Bondade já beneficiou grande número de instituições no Paraná e seu grande mérito está centrado na participação de uma figura muito importante: o cliente Angeloni paranaense que, juntamente com a rede, ajuda a transformar a vida de muita gente”, conclui a diretora.  

Pular para o conteúdo