O atendimento aos idosos do Hospital de Clínicas foi beneficiado pelo 1° Congresso Brasileiro do Processo Previdenciário, que aconteceu em novembro. O evento arrecadou R$ 21 mil e destinou a renda para os Amigos do HC, que aplicará o dinheiro na compra de aparelhos de Pilates para o tratamento desses pacientes. 

O evento seria presencial, mas passou para o formato virtual em virtude da pandemia. A partir disso, os coordenadores científicos, professores José Antonio Savaris e Melissa Folmann, decidiram torná-lo um evento beneficente, pois não haveria custos como passagens aéreas, alimentação, estadias, entre outros. Gustavo Zimmerman, advogado que trabalhou na organização técnica do evento, estava na reunião quando decidiram que a doação deveria ser para um hospital público, que estava tratando pacientes que contraíram o Coronavírus. “Comentei que deveríamos doar para o HC, pois além de ser um dos maiores hospitais do Brasil, completará 60 anos em breve e tinha a Associação dos Amigos do HC para intermediar”, explica.

Este foi o primeiro Congresso a ter como tema principal o Processo Previdenciário em nível nacional. Foram três dias de programação com temas estratégicos, que objetivavam desenvolver as competências necessárias para um trabalho de excelência no grande campo do Direito Previdenciário, com a presença de palestrantes e mediadores de praticamente todas as regiões do Brasil. A expectativa inicial dos coordenadores científicos do evento, Dr. José Antonio Savaris e Dra. Melissa Folmann, era alcançar a marca de 300 congressistas, mas com o vídeo do Superintendente da Associação dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, no site do evento, e a grande mobilização nas redes sociais, foram aproximadamente mil inscrições. “Reunimos advogados de praticamente todo o país, de todas as regiões, só não tivemos inscrições de dois estados. Isso foi muito prazeroso”, conta Zimmerman.

O Juiz Federal José Antonio Savaris afirma que a doação traz um sentimento de realização pessoal. “É saber que o fruto de nosso trabalho será destinado a pessoas que terão sua existência melhorada, por meio da ação social e dos cuidados médicos e fisioterápicos que são oferecidos pela Associação Amigos do HC aos seus pacientes”, explica. “Isso dá sentido à vida”, completa Savaris. A advogada Melissa Folmannn engrossa o coro. “Agradecemos em poder colaborar com a Associação Amigos do HC, pois ainda que de forma pequena, estamos fazendo parte de algo tão grandioso, que toca a vida de tantas pessoas”, explica.

O presidente dos Amigos do Hospital de Clínicas, Pedro de Paula Filho, agradece todos pela doação. “Ficamos imensamente felizes com os organizadores do Congresso e, em particular, com todos os congressistas que, ao participarem do evento, também fizeram uma doação para o maior hospital público do Estado do Paraná”, diz. O presidente ressalta a importância do projeto para o HC. “Com essa doação, poderemos comprar os equipamentos de Pilates para os pacientes idosos. O HC é uma referência em todas as áreas e vocês nos ajudaram a melhorar as condições de atendimento e de saúde dos pacientes que por lá passam”, explica.

Pular para o conteúdo