Os Amigos do HC entregaram o projeto “Melhoria no Serviço de Distúrbios do Equilíbrio e Audição no HC”, realizado com recursos da destinação do imposto de renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) pelas parceiras Fertipar, Raízen Combustíveis, Águas Claras Ambiental, Brose do Brasil e Greca Asfaltos. O objetivo do projeto é oferecer maior qualidade e as melhores estratégias de reabilitação para os pacientes idosos com diagnóstico de distúrbios do equilíbrio e perda auditiva.

O Ambulatório de Saúde do Idoso poderá atender aproximadamente 300 pacientes por mês. Devido à captação de imposto de renda superior ao valor original do projeto, foi possível atender outro projeto complementar, com o repasse no valor de R$722.610,74. Foram comprados mais de 50 equipamentos, que ajudam a minimizar as consequências da tontura, das quedas e da dificuldade de ouvir e entender dos idosos.

A perda de audição em adultos é um dos problemas crônicos mais comuns. Denominada de presbiacusia, afeta todos os segmentos da população, todos os níveis socioeconômicos e, infelizmente, sua incidência aumenta com a idade: 30% dos idosos acima de 65 anos e mais de 50% acima de 75 anos apresentam algum grau de perda auditiva. A dificuldade de ouvir e entender pode levar ao isolamento social, depressão e acelerar o declínio das funções cognitivas e memória.

O chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Complexo Hospital de Clínicas, Dr. Rogério Hamerschimidt, conta que a parceria com os Amigos do HC está beneficiando uma grande quantidade de pacientes, em especial os idosos, e torna o serviço de otorrino do hospital um dos melhores do país quando se trata do dos distúrbios de audição. “Queremos fazer um especial agradecimento a todas as pessoas que contribuíram e tornaram possível esse projeto com a destinação do imposto de renda e aos Amigos do HC que viabilizaram o projeto com uma função social muito importante ao HC”, diz.

Pular para o conteúdo