Na manhã desta quarta-feira (23), foi realizada uma coletiva de imprensa para a entrega oficial ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de um total de 16 respiradores e sistemas de ventilação de alto- fluxo, além de R$ 284 mil em insumos, para reforçar a estrutura de combate à COVID-19 do complexo.

Os aparelhos são fruto de doações e estão divididos entre nove sistemas de ventilação de alto-fluxo e sete respiradores para UTI, além de R$ 284 mil em insumos adquiridos para atendimento aos pacientes em tratamento contra a doença no Hospital de Clínicas.  Com as doações, o Hospital de Clínicas transformou mais sete leitos para COVID-19. Atualmente, conta com 93 leitos de UTI, sendo cinco pediátricos e 88 adultos, mais 100 leitos de enfermaria. Segundo a superintendente do Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, os novos equipamentos foram instalados na Unidade Referenciada do Hospital de Clínicas, espaço revitalizado há três pelos Amigos do HC, que foi transformada em unidade para atendimento dos casos de COVID-19.

Os novos equipamentos foram adquiridos pelos Amigos do HC por meio da campanha “O HC Precisa de Você – A luta não acabou!”, que se trata da segunda fase da campanha iniciada em 2020 em combate à pandemia, com doações de empresas e pessoas físicas. Dos nove sistemas de ventilação, seis foram adquiridas com o apoio da Rede de Solidariedade, uma iniciativa de um grupo de empresários de Curitiba que se uniu para ajudar os hospitais nesse momento sensível. Além dos sete respiradores para UTI entregues por doadores dos Amigos do HC, outros três serão entregues na primeira quinzena de abril em parceria com a FUNPAR, obtidos com o apoio da campanha “O Amor Contagia”.

As doações dos sistemas de ventilação e respiradores chegaram ao hospital no último domingo, dia 21 de março, quando foram instalados e já entraram em operação para o atendimento de pacientes. A entrega oficial foi transmitida pela página do Instagram dos Amigos do HC e contou com a participação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, da superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani, e do presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho.

Durante a coletiva, o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, agradeceu a todos os doadores e à comunidade pelo apoio nessa conquista e a importância de continuar contribuindo tanto neste momento quanto para as ações pós-pandemia. “Foi uma felicidade muito grande a participação dos Amigos do HC juntamente com a Rede de Solidariedade e a campanha O Amor Contagia. O momento é de muita solidariedade. Vou citar uma frase do Lucas Guimarães (sócio do Grupo Positivo). ‘Se nós não formos solidários agora, seremos quando?’. O momento é esse”, declarou o presidente.

“Se não fosse esse conjunto de solidariedade e de afetos que recebemos do nosso parceiro histórico, nosso pilar, que é a Associação dos Amigos do HC, não teríamos toda essa ajuda e a materialização das ações que estamos realizando”, agradeceu o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. “Quero reafirmar que gratidão que a Universidade Federal tem com as instituições e as pessoas que estenderam a mão nessa doação dos respiradores e sistemas de ventilação de alto-fluxo para o hospital e as pessoas com esse vírus que estamos combatendo. Sem a articulação de vocês pela Associação dos Amigos do HC, esse momento não seria possível”, concluiu.

Confira quem são os doadores:

Sócios Grupo Positivo

Respiradores de Enfermaria, Respiradores para UTI, recursos para a revitalização do Serviço de Infectologia e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Sistemas de ventilação de alto-fluxo

Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR);

Centauro-ON;

Extramed Administração e Serviço;

Furukawa Electric Latam;

Juliana Gadotti Feldmann.

Mili;

Office Securizadora;

Paraná Petro;

Relevo Artefatos de Papel;

Renato Ribas Vaz;

Tribunal Regional Eleitoral.

Respiradores para UTI

Construtora Laguna

IBEMA Companhia Brasilieira;

W Investments

Insumos ao HC

Paraná Petro

Progresso Securitizadora

Marino Garofani

Menegotti Indústrias Metalúrgicas

Trombini

Ajude no combate à COVID-19

A campanha “O HC Precisa de Você – A luta não acabou!” busca ajuda para ampliar os leitos, atender os pacientes e proteger os profissionais de saúde na linha de frente de combate à pandemia. Acesse o link e contribua: https://www.amigosdohc.org.br/project/o-hc-precisa-de-voce-a-luta-nao-acabou/

 

Pular para o conteúdo