Os Amigos do HC entregaram o projeto “Aquisição de Videomediastinoscópio para o Serviço de Cirurgia Torácica”, realizado no valor de R$ 122.835,40 com recursos da Megamania. O objetivo do projeto foi adquirir o equipamento para melhorar o diagnóstico e o posterior tratamento dos pacientes com câncer de pulmão atendido pelo Serviço de Cirurgia Torácica do Complexo Hospital de Clínicas.

O câncer de pulmão é um dos mais comuns e letais. Normalmente o diagnóstico é feito já em estágio avançado. Por meio do procedimento cirúrgico denominado videomediastinoscopia, o equipamento adquirido proporciona melhor amostragem dos fragmentos para biópsia, controle de sangramentos e complicações, menor invisibilidade no paciente, bem como retirada de lesões e tumores maiores, os quais demandariam grandes cirurgias, podendo causar maiores desconfortos à saúde do paciente atendido.

Com o projeto da Associação, é possível realizar o atendimento de 20 pacientes por mês. Segundo o Supervisor Médico do Serviço de Cirurgia Torácica, Dr. Juliano Mendes de Souza, foi realizado um treinamento pela empresa fornecedora do equipamento com a equipe de cirurgia torácica do hospital para o melhor manuseio e utilização do equipamento. Além disso, a equipe da Unidade de Materiais Esterilizados (UPME) também foi treinada para a melhor conservação e armazenamento do material, garantindo assim maior durabilidade.

Pular para o conteúdo