Os pacientes idosos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospital de Clínicas foram beneficiados por projeto desenvolvido pelos Amigos do HC. O projeto “Prevenindo Delirium de Idosos Fragilizados na UTI” teve o investimento de R$ 36.717,00 e foi realizado com recursos arrecadados pelo Programa Nota Paraná da Associação.

O delirium, também denominado de estado confusional agudo trata-se de um quadro clínico frequente entre pessoas idosas hospitalizadas. Entre suas características estão déficit de atenção, pensamento desorganizado e alteração do nível de consciência. A fim de buscar a prevenção, o projeto propõe a aquisição de smarts televisores e suportes de parede destinados a pacientes idosos e pacientes pós-operatórios.

O estímulo sensorial é uma forma de prevenir o quadro em pessoas idosas hospitalizadas. A realização do projeto impacta nessa demanda de pacientes críticos complexos, clínicos e cirúrgicos admitidos nas UTIs do hospital, no qual 30% dos pacientes têm acima de 75 anos, elevado risco de complicações e de ir a óbito.

Pular para o conteúdo