O 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC acontece presencialmente no dia 21 de agosto no Parque Náutico de Curitiba e será em prol do CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. O evento conta com várias atrações e atividades para os participantes. Dentre elas, diversas tendas onde organizações estarão presentes para tirar dúvidas, conscientizando e oferecendo serviços à população.  

No Espaço CEDIVIDA serão feitas demonstrações dos serviços oferecidos pelo Programa, como oficinas de artesanato, tricô, musicoterapia, atividades físicas, de bem-estar físico e mental. 

No Espaço Promoção da Saúde serão dadas informações e orientações para a população sobre alimentação saudável e doação de sangue.  além da oferta de serviços, como a aferição de pressão e saúde bucal.  As atividades serão coordenadas por representantes do Hemepar, da Farmácia Escola da UFPR, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Escute Seu Coração e pelo Departamento de Nutrição da UFPR. 

O Espaço Organizações Sociais vai receber instituições que trabalham com a temática da pessoa idosa em seus diferentes enfoques, como a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), o Instituto Buko Kaesemodel (IBK), especializado na conscientização e orientações sobre a Síndrome do X-Frágil, Associação Brasileira Porfiria (ABRAPO), da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo, Instituto Paranaense de Cegos (IPC) e do Socorro aos Necessitados – Lar de Idosos Recanto Tarumã. 

Haverá também o Espaço Legislação e Direitos, com representantes da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB, orientação a população sobre as questões legais. Ainda, profissionais da Fundação de Ação Social (FAS) Boqueirão também estarão no local prestando assistência jurídica. 

O Instituto Bulo Kaesemodel (IBK) trata da Síndrome do X-Frágil, uma condição genética que causa deficiência intelectual. De acordo com a psicóloga e gestora do Instituto, Luz Maria Romero, é muito importante esse espaço cedido pelos Amigos do HC. “Todas as pessoas envelhecem e nós precisamos de espaços para falar sobre isso”, diz.   

O evento será em prol do CEDIVIDA, que atende a pessoa idosa autônoma, porém é importante saber que esse público também sofre com síndromes, deficiências limitações físicas, dentre outros. A gerente de projetos dos Amigos do HC explica que é preciso entender essas outras realidades. “Tudo isso compõem a realidade da pessoa idosa e quando pensamos em uma cidade pronta para receber essa população, vemos a necessidade de enxergar essas várias formas de enxergar o envelhecimento”. 

As inscrições para a Corrida e Caminhada de 2022 estão encerradas.

Pular para o conteúdo