No dia 03 de novembro, a Associação dos Amigos do HC conquistou o SELO SESI ODS, concedido pelo Sistema FIEP pelo 5º ano consecutivo. Durante o Congresso SESI ODS 2022, realizado presencialmente no Campus da Indústria, em Curitiba, a cerimônia de premiação. O SELO reconhece indústrias, empresas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil que somam esforços em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O edital de participação contou com 264 práticas inscritas, contendo as categorias Ambiental, Inovação, Social e Governança. Os Amigos do HC foram reconhecidos com a prática “Portal CEDIVIDA”, na categoria de Inovação.  

O Portal CEDIVIDA é uma ferramenta desenvolvida em apoio à população idosa no reconhecimento de seus direitos por meio da promoção à saúde e à cidadania, além de fomentar a interação com a sociedade. Em 2021, no seu primeiro ano de existência, alcançou resultados que atendem aos 5 P’s do desenvolvimento sustentável.  

A dinâmica do site acontece por meio de parcerias entre grupos interessados no desenvolvimento da pessoa idosa, seus familiares, responsáveis ou profissionais. O elo Prosperidade é visto no escopo da inovação como progresso e avanço social, econômico e tecnológico da pessoa idosa, por meio de conteúdos e ações que incentivam estes fatores.  

Dentro desse conjunto, o Portal CEDIVIDA contribui com 03 principais objetivos: 

ODS 3 – Saúde e bem-estar, por meio de sua meta 3.4., relacionando o quesito PREVENÇÃO por meio da PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR E SAÚDE MENTAL;  

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, contribuindo com o acesso à justiça, congregando em endereço único conhecimentos sobre direitos e legislações pertinentes à temática da pessoa idosa, e, por meio da meta 16.7., que fomenta a autonomia da pessoa idosa por meio da tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis;  

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, visto à sua configuração de plataforma colaborativa, bem como, por meio da meta 17.17., incentivando e promovendo parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados, privados e da sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias. 

O reconhecimento da instituição destaca ainda mais o propósito de inovar o jeito de cuidar, onde a prática inscrita contribui para o andamento da Década do Envelhecimento Saudável, proposta pela Organização das Nações Unidas, caminhando dentro do escopo da Agenda 2030 dos ODS. 

Conheça o Portal CEDIVIDA www.cedivida.org.br

Pular para o conteúdo