Nesta segunda (27), o Complexo Hospital de Clínicas prestou homenagens a todos os profissionais que trabalharam durante a pandemia da COVID-19. Os Amigos do HC atuaram doando insumos, equipamentos, totalizando um repasse de R$ 8 milhões. Com isso, a Associação fez parte do quadro de homenageados, sendo representados pelo presidente Claudio Shimoyama e pelo superintendente Edelcio Jacomassi. 

A pandemia da COVID-19 começou em 2020, chegando ao Brasil ao terceiro mês do mesmo ano. No dia 27 de março, o primeiro paciente afetado pela doença deu entrada no Hospital de Clínicas, se tornando um marco desse período para o hospital. Completando três anos desse acontecimento, o HC promoveu uma cerimônia em homenagem a todos os profissionais que atuaram durante esse período.  

A superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani conta que o objetivo dessa cerimônia foi homenagear todos os profissionais. “O hospital mostrou a capacidade do SUS de se transformar rapidamente para atender a população”. Ela afirma que, atualmente, o número de casos de COVID-19 diminuiu, mas ainda se recomenda a vacina para que não volte o surto da doença. 

A gerente de Atenção à Saúde, Elisabeth Bernardino contou, em seu discurso, que foram feitas 12.200 internações por COVID, no total. Ela ainda relembra da homenagem feita pelos Amigos do HC no Dia do Enfermeiro, com a projeção do Projeto Vida, em parceria com a Montenegro Produções, na fachada do hospital. Segundo ela, essa homenagem é importante para resgatar a história. “Tudo que vivemos, que passamos não pode ser esquecido”. Ao olhar para trás, ela afirma sentir muito orgulho da equipe. “Fizemos a diferença e salvamos vidas”.  

O presidente dos Amigos do HC relata que, apesar de ter assumido a gestão neste ano, acompanhou os feitos e parabeniza a todos. “Hoje, o Hospital de Clínicas mostrou o quão importante foi a atuação dos Amigos do HC nesse momento da pandemia”. A Associação teve participação na doação de insumos e equipamentos, colaborando com o suprimento da necessidade do aumento repentino de demandas. 

Os Amigos do HC estiveram junto ao Hospital de Clínicas durante toda a pandemia da COVID-19, sem medir esforços. A Associação apoiou o hospital em todas as demandas necessárias para atender os pacientes com a doença e ampliar o número de leitos, assim como proteger os profissionais de saúde na linha de frente. 

Durante o auge da pandemia, os Amigos do HC entregaram mais de R$ 8 milhões ao HC. Incluso nesse valor, estão os insumos como máscaras, álcool em gel e EPIs. Além disso, foram entregues 20 respiradores e sistemas de ventilação alto-fluxo, equipamentos essenciais para garantir o tratamento dos pacientes internados que estavam com o pulmão comprometido por conta da doença. 

Com a campanha “O HC Precisa de Você”, a Associação mobilizou a sociedade na arrecadação de doações, envolvendo pessoas, empresas e toda a comunidade, formando uma verdadeira corrente do bem. 

Relembre todas as ações dos Amigos do HC em prol do combate à COVID-19.

Pular para o conteúdo