Na última segunda-feira (06), os colaboradores dos Amigos do HC receberam uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa e a conscientização do câncer de mama. A palestra foi realizada pelo mastologista Dr. Lucas Budel.  

Foram tratados assuntos importantes relacionados à doença, como fatores de risco, rastreamento do câncer de mama, principais exames para diagnóstico da doença e algumas formas de tratamento.  

Dr. Lucas Budel diz sobre o apoio emocional e solidário conquistado por meio da campanha Outubro Rosa. “A participação ativa na campanha promove solidariedade, apoio emocional e o fortalecimento de uma rede de apoio vital, enquanto incentiva a adoção de hábitos de vida saudáveis e a prevenção, contribuindo para um bem-estar aprimorado e uma melhor qualidade de vida”.  

O médico mastologista também destaca a alta procura por exames nessa época do ano. “Durante este mês, observo um aumento na procura de consultas especializadas em diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Esta campanha, através da disseminação de informações e promoção de exames regulares, capacita as mulheres a adotarem uma postura proativa em relação à sua saúde, resultando na identificação precoce de anomalias e, consequentemente, em maiores taxas de tratamento bem-sucedido.  

Importância do diagnóstico precoce   

O médico e mastologista destacou a importância do exame de mamografia, e ressaltou as recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Mastologia. Para o Ministério da Saúde, a realização da mamografia deve ser feita duas vezes por ano a partir dos 50 anos de idade. A Sociedade Brasileira de Mastologia, por usa vez, recomenda realizar o exame uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade.  

O profissional enfatizou que a mamografia é um dos principais exames a ser feitos, pois, ele pode influenciar na taxa de mortalidade da doença. Em torno 8 a 11 mortes são evitadas a cada 1000 mulheres que realizam a mamografia.  

Ele ainda expressou a relevância que o diagnóstico na fase inicial possui na vida da paciente. Ao ser diagnosticado em sua fase inicial, o câncer de mama se torna mais fácil de ser combatido com 98% de chance de cura. Além de o tratamento não ser tão agressivo.  

O câncer de mama é o principal câncer que atinge a população feminina. Por isso, o Outubro Rosa é uma campanha importante. Através dessa campanha, a população feminina ganha apoio e solidariedade.   

Pular para o conteúdo