O Dia Nacional da Mamografia tem como objetivo sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame anualmente para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as brasileiras. A estimativa para 2018 foi de 59.700 mil novos casos, sendo 56, 33 casos para cada 100 mil mulheres.

O diagnóstico precoce aumenta em até 95% a probabilidade de cura e possibilita um tratamento menos agressivo. De acordo com a mastologista, Dra. Iris Rabinovich, o ideal é que o tumor seja diagnosticado com menos de um centímetro. No autoexame só é possível identificar tumores acima de dois centímetros. O exame clínico com um especialista identifica tumores acima de um centímetro. Já a mamografia consegue diagnosticar tumores abaixo de um centímetro.

A mamografia é um exame de radiografia das mamas capaz de identificar alterações suspeitas, antes que sejam palpáveis. O Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres, a partir dos 50 anos, realizem a mamografia anualmente. No entanto, é possível fazer o exame antes dessa idade, principalmente se estiver em um grupo de risco ou apresentar alguma alteração clínica.

Pular para o conteúdo