Você sabe qual é a importância do uso correto das cores em ambientes de trabalho, academias e na sua própria casa? A escolha correta das cores influencia no seu dia-a-dia e bem-estar. As cores causam estímulos neurais, que são abordados e aprofundados pela psicologia das cores. 

A sensação de bem-estar está diretamente ligada aos elementos naturais. Dentre as técnicas de harmonização de ambientes, uma delas que faz um estudo aprofundado sobre as cores, os elementos naturais e a fluidez de energia é o Feng Shui. Feng Shui é um técnica Chinesa que faz um conjunto de análises, é feito análise de todos setores favoráveis e não favoráveis, para equilibrar as energias. 

A ligação entre as cores, energia e feng shui está diretamente ligada à cura e aos elementos naturais. É importante acertar a cor principalmente em relação ao uso nos ambientes, alinhando objetivo e funcionalidade. Na área de arquitetura e design de interiores, tudo o que está na altura dos olhos possui um impacto relevante maior na psique humana, gerando sensações e sentimentos. Então acertar as cores agindo de maneira estratégica trará maior intencionalidade, funcionalidade e bem-estar quando aplicado da maneira correta. 

A psicóloga Brenda Chaves explica que a influência das cores sobre a nossa mente tem influência também sobre nosso ânimo, produtividade e energia. As cores que representam a natureza, como o verde, por exemplo, são indicadas para o relaxamento e tranquilidade. Da mesma forma, cores mais escuras são adequadas para salas de música de academias por relembrar uma “balada” e cores mais claras se encaixam em ambientes de musculação, em que há necessidade de prestar bastante atenção aos equipamentos e movimentos. “Existem academias que utilizam cores que simulam balada, um ambiente mais escuro também, então vai depender muito do estilo de pessoa e do estilo de academia que você está procurando, que tipo de atividade física está buscando”, explicou a psicóloga.

Brenda também acrescenta que as cores de um ambiente de trabalho, casa ou academias devem ter relação com as pessoas que habitam o lugar e com a marca. Assim como a decoração, não é indicado escolher aleatoriamente as cores que serão utilizadas, pois elas vão influenciar no bem-estar, produtividade, foco e relaxamento mental das pessoas. “A empresa ou pessoa precisa pensar que são cores que vão trazer uma intencionalidade no trabalho. Então vai depender muito do ambiente de trabalho, do estilo de trabalho e como fazer para estimular nos seus funcionários a criatividade, foco e outras questões necessárias”, completou. 

Apesar das cores terem um grande impacto, a arquiteta e urbanista Thayse França de Loiola frisa que elas não “caminham sozinhas”. Elas dependem de uma composição grande de estratégias para obter o estado pleno de bem estar em ambientes. É preciso analisar a ergonomia, fluxo de circulação, ventilação, iluminação, texturas, usadas, materiais utilizados, disposição dos móveis, tudo o que compõem o espaço afeta de alguma forma a psique. Não podemos justificar toda e qualquer reação por causa das cores, deve-se considerar sempre o todo e todas as percepções que se tem. Inclusive um dos grandes desafios é a generalização dos conceitos, de que uma cor gera isso ou aquilo, pois atingem a maioria das pessoas, porém a percepção é individual e depende de vários fatores. Por isso é importante consultar um profissional ao pintar os ambientes para otimizar o estado de bem-estar.

As Farmácias Nissei, Tintas Vergínia e Unimed Curitiba, não só apoiam a prática de exercícios físicos, como os promovem e incentivam. 

Participe do 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC! O evento é digital e você pode realizar o seu percurso no dia, horário e local de sua preferência entre os dias 23 e 31 de outubro. Saiba mais e inscreva-se em: https://campanha.amigosdohc.org.br/corrida-caminhada-amigos-do-hc.

As inscrições são até dia 21 de outubro.

O 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada Amigos do HC atua em prol do Programa de Atenção à Pessoa Idosa e conta com o apoio da Fecomércio PR, Megamania, Vitao Alimentos, Tropes, Vale fértil e Bourbon Hotéis Curitiba.

Pular para o conteúdo