Na manhã desta quinta-feira (24), a gerente de Projetos da Associação dos Amigos do HC, Sheila Meneghette, foi empossada como conselheira titular do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA-PR). A psicóloga do Programa DEDICA, Camila Ferrão, será a suplente.

O CEDCA -PR é um conselho que se reúne mensalmente para discutir ações que garantam o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. O órgão é ligado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (SEJUF-PR). Durante a solenidade de posse, que aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, representantes de 12 instituições da sociedade civil foram nomeados como conselheiros. O mandato é válido por dois anos.

O procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, elogiou o DEDICA, programa mantido pelos Amigos do HC que defende os direitos das crianças e adolescentes. “O DEDICA já faz um atendimento excelente, mas está melhorando cada vez mais”, disse. O programa atende, em média, 300 crianças vítimas de violência por semana.

Segundo a presidente do CEDCA-PR, Ângela Mendonça, foi um dia histórico. Para ela, os novos conselheiros terão os desafios de fiscalizar os repasses ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), fortalecer os conselhos municipais e apoiar os conselhos tutelares. “Democracia não se faz sem a sociedade civil”, ressaltou.

A representante dos Amigos do HC no conselho, Sheila Meneghette, falou sobre a importância desta nova função: “Quando trabalhamos com crianças e adolescentes, como é o caso do DEDICA, precisamos estar integrados nos locais onde a política é feita. E para a Associação é muito importante poder contribuir nestes espaços com orientações e discussões”.

A suplente Camila Ferrão destacou a atuação da Associação em mais um projeto de defesa às crianças e adolescentes: “É essencial, para nós, estarmos em mais uma frente, lutando pelos nossos pacientes. Agora, teremos a possibilidade de abrirmos outras portas e estarmos mais próximos dos projetos discutidos aqui”.

Também integraram a mesa do evento o diretor da SEJUF-PR, Antônio Devechi; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, Cássio Telles; o defensor público do Paraná, Fernando Redede; a promotora de justiça Luciana Lineiro; e o dirigente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná, Fábio Brandão.

Instituições nomeadas

Além dos Amigos do HC, as outras instituições que tiveram seus representantes empossados como conselheiros foram:

– Ação Social do Paraná;

– Associação Medianeirense de Atendimento Especializado, Reabilitação e Assistência à Criança e ao Adolescente;

– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá (APAE);

– Associação Paranaense de Cultura (APC);

– Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel (Aprofilab);

– Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro;

– Associação Antônio e Marcos Cavanis;

– Instituto Leonardo Murialdo;

– Centro de Educação Infantil Ledi Mass Lions;

– Instituto de Apoio e Adoção de Crianças e Adolescentes Trilhas do Afeto;

– Universidade Livre para a Eficiência Humana;

Pular para o conteúdo