O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, deu posse nesta quarta-feira (dia 24), aos representantes da sociedade civil que compõem o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). A cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu e teve a participação da Associação dos Amigos do HC, indicada para a nova composição do órgão consultivo com Gerson Zafalon Martins como conselheiro titular e Bárbara Ramos Moraes como suplente.

O Cedi é responsável por orientar as políticas públicas para 1,7 milhão de idosos no Paraná. O conselho é formado por 12 integrantes da sociedade civil de Curitiba e das demais regiões do estado, e 12 membros do governo estadual.

“A participação dos Amigos do HC no Cedi é fundamental para o trabalho que exercemos, de proteger e dar melhor atendimento aos idosos. No HC, as pessoas idosas correspondem a cerca de 25% dos pacientes. Hoje em dia, os idosos estão vivendo mais, mas ainda não com toda a qualidade que merecem. Temos que oferecer melhores condições de atendimento a esse público e, no conselho, vamos trabalhar por políticas nesse sentido”, afirma Martins.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a inclusão da associação no conselho irá contribuir para se identificar melhores condições de recursos para o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, além de apresentar todos os projetos voltados a instituição, nos quais estão incluídos também a melhoria do atendimento do idoso. “Participando do Conselho Estadual do Idoso, temos contato com a expertise de outras entidades e também contribuímos com as nossas experiências na área. A ideia é sempre somar em favor dos idosos, pois o Brasil caminha para ter, em breve, um número muito grande de pessoas nessa faixa etária. Temos que preparar a área da saúde para esse cenário”, destaca.

Piana ressaltou que os representantes das entidades que participam do conselho consultivo têm muita bagagem para acrescentar nas discussões inerentes da área e do respeito ao Estatuto do Idoso, de 2003. “São pessoas de várias regiões com conhecimento amplo daquilo que acontece. O governo precisa contar com elas para formular e aplicar políticas públicas. Convocamos a sociedade civil a nos ajudar nesse papel”, informa.

Para o ex-presidente do Cedi e agora empossado conselheiro do órgão, José Araújo da Silva, é preciso garantir o envelhecimento com qualidade de vida a todos os paranaenses. “Nosso desafio é promover uma sociedade igualitária para todas as idades, com uma convivência amigável, sem discriminações entre as gerações. Com o avanço da longevidades das pessoas, novos investimentos devem ser feitos para garantir uma melhor inserção do idosos na sociedade”, diz.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, entregou os certificados do conselho aos representantes dos Amigos do HC, Gerson Zafalon Martins (titular) e Bárbara Ramos Moraes (suplente). (Créditos: Geraldo Bubniak/ANPr)

Pular para o conteúdo