Na última quarta-feira (15), a coordenadora do Programa Dedica dos Amigos do HC, Dr. Luci Pfeiffer, integrou uma mesa redonda com o tema “Desenvolvimento Saudável das Crianças e Adolescentes na Era Digital”, durante o IV Seminário Internacional do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por Crianças e Adolescentes/Jovens e Adultos (E.S.S.E Mundo Digital – Ética, Segurança, Saúde, Educação) e o IV Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana. Os seminários aconteceram de 14 a 16 de maio, no Auditório Desembargador Cordeiro Clève, no Centro Universitário UniBrasil.

A mesa redonda foi composta pela Dra. Luci Pfeiffer, médica pediatra, psicanalista, doutora em Saúde da Criança e do Adolescente e professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com a Dra. Evelyn Eisenstein, professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Dra. Susana Estefenon, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Dra. Luci Pfeiffer destacou a responsabilidade dos pais para a orientação e limitação do uso das tecnologias e da internet pelas crianças e adolescentes. Para ela, a internet em si não é o problema. A questão é o abandono dos pais em relação ao acesso. “Não se melhorou a inteligência das crianças com o mundo virtual. A criança hoje sabe acessar joguinhos no celular, mas não sabe amarrar os sapatos”, afirmou a coordenadora.

A coordenadora também abordou a importância da escola para o uso adequado e os riscos da exposição excessiva e precoce das crianças e adolescentes às tecnologias, contando alguns casos atendidos em seu consultório e no Programa Dedica. Segundo ela, o uso de celulares e tabletes pelas crianças deve ser controlado também no ambiente escolar, pois é prejudicial para formação dos pequenos.  “O uso prolongado e precoce faz mal à saúde e causa o maior dano definitivo que é a miopia”, alerta a pediatra.

Soluções

Atualmente, o adulto está dependente das tecnologias, que dominam o seu dia a dia, e as crianças e adolescentes estão expostas ao mundo virtual, tema trabalhado na campanha “Conecte-se ao que importa”, do Programa Dedica. Segundo a Dra. Luci, a solução é os pais estarem presentes na criação dos filhos, participarem de suas vidas, e as crianças tenham tempo livre de qualidade. “Ao invés de liberar o acesso à internet no tempo livre, quem bom se as crianças tivesse a internet cortada no fim de semana e ficassem com os pais e irmãos”, orienta a pediatra.

Em relação à escola, Dra. Luci acredita que ela tem papel fundamental e os professores contribuem muito para os cuidados com as crianças e adolescente, alertando os pais para o está acontecendo com os alunos e ajudando a fazer a prevenção de problemas de saúde e comportamentais. Sobre o uso das tecnologias, Dra. Luci acredita que a primeira medida seria proibir a utilização de celulares pelos professores em sala de aula e conscientiza-los sobre o exemplo dado aos estudantes e o mal que isso causa.

E.S.S.E Mundo Digital 2019

O Seminário Internacional do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por Crianças e Adolescentes/Jovens e Adultos (E.S.S.E Mundo Digital) e o Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana têm como objetivo o debate sobre os impactos do uso das tecnologias de informação e comunicação, a promoção do estudo no ambiente acadêmico e cientifico em relação às implicações humanas do uso das tecnologias por crianças, adolescentes, jovens e adultos, além do planejamento, execução e avaliação de Políticas Públicas para Proteção Humana na Era Digital.

O evento trata também dos riscos e efeitos do uso inadequado das tecnologias como lesões por esforço repetitivo, problemas oculares e auditivos, dependência tecnológica, aliciamento-pedofilia online, cyberbullyng, selfie fatal, atropelamentos e acidentes devido ao uso indevido de dispositivos móveis no trânsito, entre outros.

Saiba mais em: http://tecnologiaedignidadehumana.org.br/esse/index.php

Pular para o conteúdo