Na manhã desta terça-feira (2), os Amigos do HC promoveram o primeiro Café com Amigos aos voluntários da Associação. O encontro foi organizado para apresentar o Programa de Voluntariado, o trabalho dos Amigos do HC em benefício do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR e para lançar o Manual do Voluntariado dos Amigos do HC, além de um café da manhã a favor do voluntariado e da solidariedade.

Com 26 anos como voluntário na Associação, o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, iniciou o evento falando aos voluntários sobre as ações desenvolvidas no Hospital de Clínicas e a importância do trabalho voluntário para o hospital e a sociedade. “O papel do amigo é participar da solução, ajudando nas melhorias. Esse é o verdadeiro espírito de amizade e voluntariado”, afirmou o presidente.

Em seguida, o superintendente dos Amigos do HC apresentou a estrutura do Complexo Hospital de Clínicas aos voluntários, composto pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral e pelo Hospital de Clínicas da UFPR, que é 100% SUS e o maior hospital público do Paraná. Segundo o superintendente, os Amigos do HC tem o propósito de proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do Complexo HC, seus familiares e acompanhantes de tratamento.

Priscila Argolo, coordenadora do Programa de Voluntariado, explicou a relevância e as formas de participar como voluntário dos Amigos do HC. Segundo ela, muitas das realizações no Complexo HC são possíveis graças ao envolvimento do voluntariado. Priscila contou que os voluntários podem ajudar nas áreas Administrativa, de Suporte e Operacional. A Administrativa é composta pelos setores Nota Paraná, Projetos, Administrativo, Jurídico e Marketing. A área de Suporte consiste no apoio em eventos, panfletagem, oficinas, bem-estar e saúde, cursos, bazares e triagem de doações. Já a área Operacional está relacionada à realização de serviços gerais, cuidando da infraestrutura dos Amigos do HC.

Atualmente, o Nota Paraná é o setor que mais recebe voluntários na Associação. Com o trabalho realizado, houve um aumento de 6% na digitalização das notas fiscais de janeiro a maio de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Por meio dos recursos do Programa Nota Paraná, os Amigos do HC adquirem equipamentos e materiais para atender as demandas do Complexo HC, além de contribuir com a manutenção e infraestrutura da instituição. 

Para fechar o evento, Pedro de Paula Filho relatou um pouco da sua experiência no voluntariado e incentivou a todos a abraçar a causa.  “O voluntariado é um crescimento de ambos, tanto aquele que faz e quanto quem recebe. Posso garantir que tenho mais recebido em todos os sentidos a cada dia, mas continuo fazendo minha a parte e gostaria de convidar vocês a fazermos juntos”, finalizou o presidente.

Pular para o conteúdo