Os Amigos do HC realizaram, nesta quinta-feira (8), a entrega oficial do projeto “Serviço de Eletroencefalografia e Medicina do Sono do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR”, voltado ao diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono no Laboratório de Eletroencefalograma da Unidade de Neuropsiquiatria. O projeto foi viabilizado pelo repasse de verba das penas pecuniárias, medidas alternativas à prisão, que punem crimes com pagamento em dinheiro, da 12ª Vara Federal de Curitiba.

O Serviço de Medicina do Sono no Complexo Hospital de Clínicas será o único a realizar os exames relacionados aos distúrbios do sono pelo SUS no Paraná, beneficiando cerca de 90 pacientes por mês. Para isso, foram destinados mais de R$ 137.400 mil em equipamentos e materiais, sendo três equipamentos de vídeo polissonografia, dois sistemas de ventilação não invasiva, onze kits de máscaras para uso na ventilação não invasiva, câmeras para monitoramento, aparelhos de ar condicionado, entre outros.

O projeto tem como objetivo proporcionar mais agilidade e precisão no diagnóstico e efetividade no tratamento dos pacientes. Além disso, os equipamentos proporcionarão aos profissionais uma melhor condição de avaliação e acompanhamento de quem sofre com o problema. Para o chefe do setor de Epilepsia, Dr. Luciano de Paola, a iniciativa tem um amplo significado. “O projeto que se estende além da aquisição dos equipamentos. É muito importante ao Hospital de Clínicas, à formação de futuros profissionais e à comunidade como um todo”, afirma o médico.

Segundo o juiz da 12ª Vara Federal de Curitiba, Danilo Pereira Junior, verbas como as destinadas ao Hospital de Clínicas têm a finalidade de devolver à sociedade de forma efetiva por meio de projetos que atinjam o maior número de pessoas. “A verba é uma forma de cumprimento a pena. Boa parte são crimes patrimoniais, sendo adequada para muitos casos”, explica o juiz.

O superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, acredita que todos os projetos feitos para a melhoria do atendimento dos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento podem ser apoiados buscando de várias fontes de recursos. “A razão da existência da Associação é servir ao Hospital de Clínicas e apoiar projetos que tragam a promoção à saúde”, declara o superintendente.

A entrega contou com a presença dos juízes federais, Danilo Pereira e Carolina Moura Lebbos, da superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Dra. Claudete Reggiani, do superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, do Dr. Luciano de Paola, chefe do Setor de Epilepsia do HC, do Dr. Carlos Eduardo Silvado, do Serviço Eletroencefalografia do HC, da Dra. Alessandra Zannata, médica do Serviço de Epilepsia do HC, e de colaboradores do Laboratório de Eletroencefalograma da Unidade de Neuropsiquiatria.

Medicina do Sono

A medicina do sono é uma área da saúde voltada as funções, diagnóstico e tratamento do sono, bem como os impactos no cotidiano. Segundo a Dra. Alessandra Zannata, médica do Serviço de Epilepsia, os distúrbios do sono estão aumentando progressivamente na população, como insônia e síndrome da apneia obstrutiva do sono.

De acordo com a Dra. Alessandra, cerca de 30% das pessoas sofrem de insônia. Em 10% a 15% dos casos, a doença causa prejuízos às atividades diárias, como falta de atenção e irritabilidade. Já a síndrome da apneia obstrutiva do sono atinge até 35% das pessoas. Ambas as doenças aumentam o risco de problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral, hipertensão e morte súbita por arritmias noturnas.

Os equipamentos adquiridos com o projeto “Serviço de Eletroencefalografia e Medicina do Sono do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR” beneficiarão os pacientes para a realização de exames de polissonografia.

Pular para o conteúdo