Os Amigos do HC promoveram, nesta sexta-feira (20), a palestra “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, realizada pelo Dr. Luiz Renato Carazzai, psiquiatra do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. O evento foi destinado aos colaboradores da sede administrativa da Rede de Hotéis Deville, com objetivo de informar sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde mental. A palestra aconteceu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Grupo Deville e faz parte das ações de promoção à saúde da Associação, oferecida em agradecimento pela destinação de parte do seu imposto de renda aos projetos em benefício dos pacientes do Hospital de Clínicas.

O psiquiatra alerta que o índice de doenças mentais tem aumentado na atualidade. A vida mais agitada contribui para a alteração desse sistema, causando depressão, ansiedade, estresse, abuso de álcool, drogas, entre outras. Segundo o Dr. Carazzai, cerca de 30% dos afastamentos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ocorrem devido a problemas de saúde mental, além dos secundários como infarto decorrente do estresse, por exemplo. “As pessoas com algum transtorno mental têm duas vezes mais problemas cardiovasculares e pulmonares, três vezes mais problemas musculoesqueléticos como dores nas costas, coluna, ombro, nos braços e articulações, e quatro vezes mais problemas no fígado, neurológicos e psiquiátricos”, ressalta o especialista.

Consequentemente, esses problemas tendem a refletir no ambiente de trabalho. “Funcionários com doenças mentais faltam três vezes mais e atrasam oito vezes mais do que aqueles sem nenhum sintoma, além de apresentar uma redução de 20% a 40% na produtividade, 20% a 60% na qualidade do serviço e 25% mais desperdício de materiais devido à falta de concentração, atenção e memória”, aponta o psiquiatra. Com isso, o índice de acidentes dentro da empresa é três vezes maior e os riscos de acidentes de trânsito no trajeto de casa ao trabalho são de quatro a seis vezes maiores entre as pessoas com transtornos mentais.

Porém, após tratamento, a qualidade e a produtividade desses colaboradores aumentam em 20%. Para o Dr. Carazzai, isso mostra que é mais interessante para a empresa investir na prevenção da saúde mental e no tratamento do colaborador do que na demissão. “O indivíduo que ganha a possibilidade de tratamento dentro do ambiente de trabalho apresenta uma gratidão pela instituição com a satisfação e o desejo de produzir mais, fazendo com que se envolva no trabalho muito mais do que os outros”, explica o psiquiatra.

Cuidado com a Saúde Mental

A prevenção na área da saúde mental é extremamente importante, de acordo com o psiquiatra do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, Dr. Luiz Renato Carazzai. No entanto, o médico explica que o trabalho preventivo é amplo envolvendo a vida pessoal e profissional. “Você precisa encontrar o que te dá prazer. Ter uma atividade física, fazer ioga, relaxamento. Ir ao cinema, ouvir música. O prazer e a atividade física produzem dopamina, serotonina e noradrenalina que aliviam a ansiedade”, destaca o médico.

Além disso, outros fatores relacionados à qualidade de vida melhoram a saúde mental como não fumar, beber controladamente e ocasionalmente, cuidar do tipo de alimentação como, por exemplo, comer com pouca gordura para descarregar o fígado e melhorar a circulação, mas também aliviar as enzimas cerebrais. “O melhor caminho é prevenção e, quando apresentar sintomas de transtornos mentais, tratar o quanto antes”, recomenda o psiquiatra.

Pular para o conteúdo