Dia 1° de outubro foi o Dia Mundial do Idoso, criado em homenagem às pessoas idosas e para conscientizar a população sobre a sua importância para a sociedade. Em celebração à data, os Amigos do HC em parceria com o Comitê de Humanização do Hospital de Clínicas promoveram, na última terça-feira (1°), uma ação de promoção à saúde aos idosos atendidos no Ambulatório Multiprofissional do Idoso e na quarta-feira (2), a palestra “Carreira com longevidade e propósito”, voltada aos colaboradores e profissionais que trabalham no Hospital de Clínicas.

A ação foi realizada na sala de espera Ambulatório Multiprofissional do Idoso com o objetivo de promover um momento de descontração aos pacientes enquanto aguardam a consulta. O evento tratou de temas relacionados à saúde do idoso como prevenção de quedas, medicamentos e vacinação, prestou orientações nutricionais com os residentes do Hospital de Clínicas e promoveu uma dinâmica motivacional, além de proporcionar uma aula de dança sentada, realizada pelo grupo Dança Sênior, e atração musical com o gaiteiro Antonio Adaligio Serafin, que trabalha como técnico em radiologia no HC.

Cilesia Maria Delbem, 68 anos, é uma das integrantes do Dança Sênior em Curitiba e busca levar para outros idosos os benefícios proporcionados pelo exercício físico. Ela explica que com o tempo o idoso pode sentir-se isolado e retrair-se. A dança sentada promove o convívio social e a prática de atividade física. “O convívio entre iguais é muito bom emocionalmente junto com a música e o movimento do corpo, com alongamento, relaxamento e respiração. Tudo isso é um conjunto que harmoniza a mente e a alma”, destaca Cilesia.

“Ações como essa são muito importantes para os pacientes e também para a equipe que trabalha no hospital. Esses momentos de descontração, de alegria, tiram o foco da doença e levam as pessoas a terem mais esperança na vida e vontade de viver para se recuperarem melhor”, afirma Regina Tanaka, presidente do Comitê de Humanização do Complexo Hospital de Clínicas.

Longevidade

A expectativa de vida aumentou e a população está envelhecendo. Logo, haverá mais idosos do que jovens e pessoas na idade economicamente ativa. A palestra “Carreira com longevidade e propósito”, realizada pela psicóloga, consultora e coach Maritza Pinto Ribeiro tratou das implicações dessa realidade no mercado de trabalho.  

Martza também é embaixadora do Lab60+ em Curitiba, movimento que promove uma nova forma de encarar o envelhecimento. “Nós idosos acima de 60 temos que buscar o nosso protagonismo e contribuir com os jovens para que juntos possamos buscar soluções para o nosso mundo. Protagonismo e longevidade ativa é nosso lema”, defende a palestrante.

 

 

Pular para o conteúdo