Nesta quarta-feira (30), os Amigos do HC realizaram a entrega dos materiais e equipamentos adquiridos pelo projeto “Prevenção de lesões por pressão do idoso frágil hospitalizado”, realizado com recursos provenientes do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). O objetivo da iniciativa é prevenir as lesões por pressão nos pacientes hospitalizados do Complexo Hospital de Clínicas, principalmente aqueles com idade mais avançada. Por meio do repasse, no valor de R$ 54.271,20, foram comprados dois oxímetros de pulso, 150 colchões pneumáticos e 254 rolos de espuma meia-lua.

As lesões por pressão são danos causados aos tecidos da pele e acontecem geralmente em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, podendo prejudicar a qualidade de vida dos pacientes. Normalmente, atingem os tornozelos, calcanhares, quadris e cóccix. Com os materiais entregues pelo projeto dos Amigos do HC, será possível promover a prevenção dessas lesões proporcionando aos pacientes posições mais confortáveis e adequadas.

Segundo a enfermeira dermatológica da equipe de Estomatologia do Complexo HC, Marta Cristina dos Santos Almeida Batista, os colchões pneumáticos aumentam a circulação sanguínea dos idosos. Ela também elogiou a compra dos produtos pela Associação: “Eu acho esta aquisição excelente, pois aumenta a quantidade destes materiais, que muitas vezes são insuficientes”.

Os rolos de espuma no formato meia-lua podem ser usados na panturrilha para manter os pés elevados. Já os oxímetros são utilizados no monitoramento dos pacientes do hospital. “Os pacientes, primeiramente, são avaliados. Se houver o risco de lesão, os materiais são utilizados para prevenir as lesões”, explicou a enfermeira da Divisão de Gestão e Cuidados, Jaqueline Dias do Nascimento Selleti.

Também compõem a equipe de Estomatologia do Compelxo HC os enfermeiros Ricson Romário da Silva, Renilda Pereira Royko Kozlowski e Rosa Maria Leal. Representando os Amigos do HC, participaram da entrega a gerente de Projetos, Sheila Meneghette, e o analista de Projetos, Diego Hatschbach Ferreira.

Pular para o conteúdo