A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas recebeu, na noite desta segunda-feira (11), uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pelos 33 anos da Associação e os 3 anos do Programa de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDICA). A homenagem aconteceu, no Plenário da ALEP, durante uma sessão solene proposta pelo deputado e primeiro secretário da Assembleia, Luiz Claudio Romanelli, e pelo deputado Alexandre Amaro, em reconhecimento pelo trabalho dos Amigos do HC em benefício dos pacientes do Complexo Hospital de Clínicas, seus familiares e acompanhantes de tratamento.

A homenagem aos Amigos do HC contou com a presença de ex-presidentes, colaboradores, parceiros e amigos da Associação. Durante a solenidade, foram entregues diplomas de menção honrosa ao presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, ao Presidente do Conselho Superior da Associação, Euclides Girolamo Scalco, representado pelo seu filho Paulo Scalco, e em memória da fundadora e primeira presidente, Hodâ Salamuni, representada pelo seu filho, o procurador de Curitiba, Paulo Salamuni.

O deputado Alexandre Amaro conta que a ideia de realizar a homenagem veio após conhecer o importante trabalho realizado pelos Amigos do HC. “Todas as pessoas que fazem um trabalho relevante para a sociedade têm que ser reconhecidas. Vendo tantas coisas boas feitas pelos Amigos do HC decidimos fazer essa homenagem para que o trabalho cresça e seja divulgado pela importância em prol da população”, afirmou o proponente.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a homenagem significa o reconhecimento da sociedade por meio da Assembleia Legislativa da credibilidade dos 33 anos de trabalho da Associação e dos 3 anos do Programa DEDICA. “Saímos daqui com as energias renovadas, mas principalmente com mais responsabilidade para continuar fazendo essa ação em prol dos projetos dos Amigos do HC”, declarou. Pedro de Paula Filho destacou ainda a importância de gestões anteriores. “Temos aqui praticamente todos os ex-presidentes que também recebem essa homenagem. Uma homenagem que deve ser distribuída igualmente a todos que trabalharam voluntariamente para o sucesso da Associação sempre com o propósito de melhorar a condição de atendimento dos pacientes”, declarou o presidente.

Entre os nomes que fazem a história dos Amigos do HC, a homenagem lembrou a atuação de Hodâ Salamuni, fundadora e primeira presidente. “Nós como membros da família e apoiadores acompanhamos desde os primeiros passos o nascimento e crescimento dos Amigos do HC e estamos muito sensibilizados e felizes neste momento que a Associação completa 33 anos”, alegou Paulo Salamuni. Ele relata que o projeto foi criado pela família após a solicitação de enfermeiros, médicos e professores relacionados ao Hospital de Clínicas e ganhou uma proporção maior do que se esperava. “Todos os projetos podem ter um início, meio e fim. Este teve o início, meio e hoje está muito atuante. A sociedade abraçou a causa do Hospital de Clínicas por intermédio da Associação dos Amigos do HC”, disse.

Também participaram da homenagem a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Dr. Graciela Inês Bolzón de Muniz, a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, Dra. Claudete Reggianni, o vice-presidente dos Amigos do HC, Walter Cardoso da Silveira Filho, o chefe do Departamento de Trabalho e Emprego, Ederson José Penheiro Colaço, representando o secretário de Estado, Justiça e Família, Ney Leprevost, a superintendente geral de Ação Solidária do Estado, Jeslayne Valente, representando a primeira dama, Luciana Saito Massa, e o assessor do Secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia, representando o Programa Nota Paraná.

Pular para o conteúdo