O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga com a função de produzir o líquido prostático do aparelho reprodutor masculino. O urologista do Complexo Hospital de Clínicas, Dr. Manoel Guimarães, explica que, durante o processo do envelhecimento, após os 50 anos, é comum a próstata desenvolver um tumor.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa para 2018 foi de 68.220 novos casos de câncer de próstata, o que corresponde a 66, 12 novos casos a cada 100 mil homens. Além disso, é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além da idade, a raça negra, o histórico de câncer na família e o excesso de peso são alguns fatores de risco que podem aumentar as chances da doença, segundo o urologista. Conforme a idade avança, o Ministério da Saúde aponta que o risco aumenta. A cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos. Homens que tenham pai, avô ou irmão com o câncer antes dos 60 anos também têm maior probabilidade de ter câncer de próstata.

Quais os sintomas?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando se manifestam, o Dr. Guimarães explica que são basicamente urinários como dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite.

No entanto, é importante atentar-se à doença antes do aparecimento dos sintomas. “Mais de 90% desses tumores não estão mais na próstata, o que é um problema mais sério”, alerta o urologista. Diante disso, o especialista orienta que, mesmo sem sintomas, após os 50 anos os homens devem consultar o médico uma vez ao ano para o diagnóstico precoce.

O diagnóstico é feito pela combinação de dois exames: a dosagem de PSA e o toque retal. A dosagem de PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é um exame físico rápido e indolor. Como a próstata fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos.

Caso haja alguma alteração, é necessário realizar uma biópsia, que consiste na retirada de amostra de tecido da próstata para análise em laboratório e confirmação do câncer de próstata.

Formas de Tratamento

De acordo com o Dr. Guimarães, o tratamento adequado do câncer de próstata depende da gravidade do caso. A cirurgia e radioterapia são indicadas para a doença localizada na próstata. Caso contrário, será preciso a combinação de outros tratamentos, de acordo com o caso de cada paciente.

Prevenção

O urologista explica que alguns hábitos podem ser adquiridos para cuidar da saúde masculina de modo geral. Afinal, o Novembro Azul também chama atenção à saúde do homem. Segundo ele, é preciso manter uma alimentação saudável, evitar o estresse, praticar atividade física, dormir bem, evitar o tabagismo e o álcool em excesso, além de fazer os exames de rotina.

Pular para o conteúdo