Nesta segunda-feira (25), os colaboradores e voluntários dos Amigos do HC participaram de uma palestra com o Dr. Danilo Romanel Batista, urologista do Complexo Hospital de Clínicas, sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata e a campanha Novembro Azul. A conversa aconteceu na sede da Associação e teve o objetivo de conscientizar sobre os riscos da doença, que é uma das mais comuns entre os homens, e sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.

O urologista começou contando a história do Novembro Azul. A campanha foi criada na Austrália por um grupo de amigos que deixou os bigodes crescerem para chamar a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. “Essa mobilização em novembro não acontece somente por causa do câncer de próstata. Ela é uma maneira de conscientizar o homem a cuidar da sua saúde”, destacou.

Posteriormente, ele explicou o que é a próstata, uma glândula do corpo masculino que fica abaixo da bexiga. “Ela é responsável por conduzir o líquido seminal, que produz os espermatozoides e contém nutrientes para que eles não morram”, disse.

Segundo o Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), mais de 15 mil homens morrem anualmente em função do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos por ano chega a cerca de 70 mil.

O câncer de próstata evolui silenciosamente, o que dificulta detectá-lo em fase inicial sem a realização de exames. “Eu sempre digo que o câncer não dói. Quando você começa a sentir dor, é porque já perdeu o tempo de curá-lo”, alertou o especialista.

A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a chance de desenvolver a doença quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. “É essencial que o homem faça o exame próximo dos 45 anos, para aumentar a chance de prevenção”, disse o médico.

Homens que tenham casos de câncer de próstata em parentes de 1º grau têm maiores chances de serem diagnosticados com a doença.  Outros fatores como sedentarismo, tabagismo, obesidade e raça negra também influenciam.

De acordo com o urologista, para ter um diagnostico exato do câncer de próstata, o exame de toque retal não pode ser substituído. Por meio do exame de sangue podem ser encontrados indícios da doença, mas não a certeza de que o paciente está com ela.

Durante o mês de novembro, os Amigos do HC estão promovendo uma série de ações em prol da campanha Novembro Azul. No último sábado, a Associação participou do evento “Ação Novembro Azul de Prevenção do Câncer de Próstata”, realizado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, no Parque Barigui. Além disso, informativos sobre o câncer de próstata estão sendo divulgados nas redes sociais e no blog dos Amigos do HC.

Pular para o conteúdo