Os sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces são o tema deste ano do Dezembro Laranja. Criada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha nacional de tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos e a importância da prevenção da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Embora atinja uma parcela alta da população, tem 90% de cura, se descoberto em estágio inicial.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais. A dermatologista do Complexo Hospital de Clínicas, Dra. Fabiane Mulinari Brenner, aponta em quais situações deve-se consultar um especialista. “Feridas que demorem mais que duas ou três semanas para cicatrizar e pintas pretas que crescem, sangram ou mudam de cor e diâmetro devem ser analisadas”, alerta.

Quais os tipos de câncer de pele?

Existem três tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, de acordo com a dermatologista. O carcinoma basocelular é o mais frequente, representando 75% dos casos, e está ligado exclusivamente à exposição ao sol, principalmente em pessoas de pele clara.

O carcinoma espinocelular é o segundo mais comum, com 20% dos casos. Segundo a especialista, também tem relação à exposição solar. Porém, outros fatores, como o tabagismo, influenciam no seu desenvolvimento. “Quando este tipo de câncer acontece ao redor da boca, geralmente, está ligado ao ato de fumar, pois a temperatura no local aumenta, causando uma alteração nas células da pele, que resulta na doença”, explica.

O terceiro é o melanoma. Apesar de menos frequente, é o mais letal, pois pode atingir outros órgãos, além da pele. Dra. Fabiane alerta que, entre os três, é o que mais cresce proporcionalmente. Nas mulheres, aparece normalmente nas pernas e, nos homens, no dorso. Diferente dos outros tipos pode ter relação com o histórico familiar e com as queimaduras solares. “Dez queimaduras solares ao longo de dez anos aumentam, aproximadamente, dez vezes a chance de melanoma”, destaca.

Prevenção

A dermatologista afirma que a prevenção do câncer de pele consiste, basicamente, nos cuidados com a exposição ao sol.

– Evitar os horários de maior incidência de sol, das 9h às 15h;

– Usar protetor solar diariamente, com, no mínimo, fator 30 de proteção;

– Reaplicar o protetor de duas a três horas ou após longos períodos de imersão na água;

– Usar chapéu de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo;

– Manter uma boa hidratação corporal;

– Procurar locais de sombra.

Pular para o conteúdo