Na manhã desta terça-feira (03), os Amigos do HC realizam a entrega oficial de um novo equipamento de Raio-X Digital à Unidade de Imagem do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. O aparelho custou de R$797 mil e foi adquirido com o apoio da parceira Megamania para a realização de aproximadamente seis mil radiografias por mês, reduzindo a espera dos pacientes para o agendamento e melhorando a qualidade dos exames.

O raio-X foi importado da Alemanha e existem apenas três aparelhos no Brasil, segundo a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Dra. Claudete Reggiani, sendo dois no Hospital Albert Einstein e agora um no Hospital de Clínicas. “Eu agradeço imensamente à Associação dos Amigos do HC e o investimento da Megamania, que muito tem feito em termos de equipamentos para o hospital. Aproveito para agradecer toda equipe e dizer que com certeza trazemos mais qualidade para o nosso Complexo”, destacou a superintendente.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, é gratificante entregar um equipamento que gera saúde por meio de um diagnóstico mais rápido e eficiente. “Agradeço à Megamania, que tem sido parceira dos projetos da Associação, e a oportunidade de participarmos de soluções dentro do hospital. Desejo que as pessoas que adentrarem aqui encontre soluções para as suas questões de saúde”, afirmou o presidente.

Em funcionamento desde janeiro de 2020, o chefe da Unidade de Imagem do Complexo Hospital de Clínicas, Renato Bocamino Doro, contou que foi surpreendente ver a expressão de conforto dos pacientes ao entrarem na sala para fazer os exames com novo o aparelho de raios-X. “Agradeço imensamente à Associação e todo mundo que teve empenhado nessa obra. Foi um trabalho em equipe que agora podemos ver concretizado esse sonho”, agradeceu o chefe da Unidade.

Devido à tecnologia de ponta, Doro explica que o equipamento traz mais segurança, agilidade e qualidade aos laudos. “Assim que o técnico em radiologia faz o disparo, a imagem aparece instantaneamente na tela do monitor. A tecnologia anterior, que era de radiologia computadorizada, também apresentava uma imagem digital, porém tinha um processo a mais para a revelação. Hoje conseguimos a imagem com cerca de 3 segundos”. Além da agilidade, o equipamento traz um avanço na qualidade da imagem. “A tecnologia anterior, que era o CR, tinha 4.096 tons de cinza dentro da imagem. O chamado 12 bits. Esse equipamento possui 16 bits. Faz com que tenha 65.500 tons de cinza dentro da imagem”, completou.

Também esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Francisco Assis de Mendonça, na ocasião representando o reitor da UFPR, Marcelo Ricardo Fonseca, o diretor administrativo da Megamania, André Queiroga, o vice-presidente dos Amigos do HC, Walter Cardoso da Silveira Filho, o superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, além de colaboradores da Unidade de Imagem e da governança do Complexo Hospital de Clínicas.

 

 

Pular para o conteúdo