O Novo Coronavírus é uma variação originada na China e descoberta no dia 31 de janeiro de 2019, segundo o Ministério da Saúde. O coronavírus causa a Covid-19, doença oficialmente nomeada pela Organização Mundial da Saúde. Desde então, o vírus se espalhou para outros países como da Europa e no Brasil, causando uma pandemia, quando atingi o mundo todo.

A transmissão acontece pelo ar e através do contato com objetos e superfícies contaminadas. Pelo ar, ocorre por meio de tosse e espirro. É possível contrair a doença quando as gotículas de saliva contendo o vírus entram pelo nariz, os olhos e a boca. O vírus também se instala em objetivos e superfícies de contato frequente. Ao tocar nesses locais e levar as mãos ao rosto, também pode ser contaminado. Outra forma de contágio é por meio do contato pessoal como aperto mão, beijo e abraço.

Sintomas

Febre e dificuldade para respirar são os principais sintomas da doença. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

O Ministério da Saúde alerta que a Covid-19 não é um resfriado comum. Nem sempre a presença do vírus apresenta sintomas e mesmo a febre pode não estar presente em alguns casos.

Prevenção

O isolamento domiciliar é uma medida recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde a fim de conter a proliferação do Coronavírus. Quem puder, deve permanecer em casa. No entanto, mesmo assim todos precisam seguir outras formas diárias de prevenção.

– Cobrir o nariz e a boca com a dobra do cotovelo ou com um lenço ao tossir espirrar;

– Não tocar olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos;

Limpar objetivos e superfícies tocadas frequentemente;

Lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel.

 

Pular para o conteúdo