Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo informar e conscientizar a população para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.  Diante da pandemia de Covid-19, a quarentena domiciliar tem sido responsável pelo aumento de casos de violência doméstica, mas com redução no número de denúncias.

Fora da escola e do olhar dos profissionais de saúde e da sociedade, estão sendo mantidos isolados com seus mais frequente agressores, pais, responsáveis, parentes próximos ou conviventes, sem condições de pedir ajuda.

Os estudos sobre violência mostram que a maior parte dos abusos na infância e início da adolescência acontecem em casa.  Nesse momento único na vida de todos, é ainda mais importante voltar o olhar e cuidado a garantir a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes.

O Programa Dedica – Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes, mantido pelos Amigos do HC, presta assistência interdisciplinar e intersetorial, gratuita, às vítimas de violências graves e gravíssimas, as seus responsáveis e agressores, esses quando passíveis de tratamento.

De acordo a Dra. Luci Pfeiffer, médica pediatra, psicanalista e coordenadora do Dedica, cerca de um quarto dos pacientes atendidos no Dedica, de todas as idades,  são vítimas de abuso ou exploração sexual. “É uma violência de mais difícil diagnóstico e suspeita, pois muitas vezes permanece velada pelos outros membros da famíliia e as vítimas, que inicialmente não sabem o que está acontecendo. Logo passam a se sentirem culpadas ou por não terem conseguido evitar o abuso, ou não terem conseguido denunciar e pedir ajuda”, relata a coordenadora.

Diante da realidade terrível, Dra. Luci afirma que é preciso haver conhecimento da sociedade que a violência contra crianças e adolescentes pode acontecer em todos os níveis sociais, de cultura, raça ou credo, e o mundo adulto sadio proteja a infância e adolescência.  É preciso: denunciar para livrá-las da violência; acompanhar para garantir a cada vítima o tratamento que necessita e proteger de novas agressões.

 Pensando nisso, os profissionais do Programa Dedica dos Amigos do HC lançam uma série de vídeos sobre o tema durante a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Acompanhe, compartilhe e ajude a combater a violência que  pode destruir  a infância  e a adolescência de muitos à nossa volta. 

Dr. Luci Pfeiffer, coordenadora do Programa DEDICA fala sobre a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é informar sobre esse tipo de violência, conscientizar a sociedade e mostrar a importância do tratamento na vida dessas crianças e adolescentes.

A internet pode ser um espaço de aprendizado e diversão para as crianças e adolescentes, mas o mundo virtual também representa perigo a eles. A coordenadora do Programa Dedica dos Amigos HC, Dra. Luci Pfeiffer, fala da violência por trás das telas e orienta sobre os cuidados que devemos tomar para proteger as crianças e adolescentes.

Abuso sexual não tem idade. Desde os primeiros dias de vida, muitas crianças são vítimas de agressores sexuais. A psicóloga do Programa Dedica dos Amigos do HC, Fabíola Paciornik, explica o que é, como ocorre e quais as marcas deixadas na vida das vítimas de abuso sexual.

A infância e a adolescência são tempos de estruturação física e psíquica. A psicóloga do Programa Dedica dos Amigos do HC, Adriana Schreiner, conta como a violência nesse período pode deixar marcas durante toda vida das crianças e adolescentes.

Pular para o conteúdo