Dia 31 de maio marcado pelo Dia Mundial sem Tabaco. Criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como objetivo alertar para as doenças e os riscos do tabagismo para saúde. 

O tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo, segundo a OMSA Organização Pan-Americana de Saúde aponta que 8 milhões de pessoas morrem por ano, sendo 7 milhões de fumantes e 1,2 milhão pela exposição ao fumo passivo.  

O hábito de fumar é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, além de causar câncer boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero e leucemias. Além disso, fumar pode causar perda da função pulmonar, aumento do risco de pneumonias e outras infecções respiratórias, doenças cardiovasculares, osteoporose, fraturas e envelhecimento precoce.  

Os benefícios de parar de fumar são inúmeros para a saúde e bem-estar. Por isso, nunca é tarde para parar. A pneumologista, Dra. Mariana Sponholz, conta que o hálito, o paladar e olfato melhoram, há melhoria na pele e dos dentes, aumento da capacidade física e redução dos riscos à saúde. 

Com vinte minutos sem o tabaco, a pressão arterial começa a diminuir. Após 24 horas, os níveis de monóxido de carbono nos pulmões voltam a ser iguais ao não fumante. Em 48 horas, a nicotina é eliminada do organismo. Depois de três meses, a função pulmonar começa a melhorar, diminuindo a tosse e falta de ar.  

Um ano sem o tabaco, o risco de doença coronariana reduz em 50%.  Cinco anos, o risco de AVC iguala a de quem nunca fumou. Dez anos, o risco de câncer de pulmão é de 30 a 50% menor. Em 15 anos, o risco de sofrer um infarto é simular a de quem nunca fumou.  

Para quem deseja parar de fumar, é importante consultar um especialista que irá recomendar o melhor tratamento contra o tabagismo.  

 

 

Pular para o conteúdo