O teste do pezinho é gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil. Apesar de simples e rápido, muitas famílias tem receio de realizar ou desconhecem a relevância do exame. Diante disso, foi criado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 6 de junho.  

Para garantir sua eficiência, deve ser feito logo nos primeiros dias vidas de vida do bebê. É extremamente importante na identificação de seis doenças genéticas: Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria. 

O exame faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, que faz acompanhamento e tratamento adequado das doenças identificadas. Como eleas chances receber um diagnóstico precoce aumentam e, consequentemente, a busca pelo tratamento adequado inicia-se mais rapidamente. Assim, também diminuem os riscos do desenvolvimento de problemas graves por conta das doenças, permitindo o recém-nascido tenha mais saúde e qualidade de vida.  

Como é feito o Teste do Pezinho? 

O teste deve ser realizado entre 3º e 7º dia de vida do bebê. Para isso, são coletas algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Essa amostra é encaminhada ao laboratório de triagem neonatal para a realização da análise genética.  

Se o resultado estiver alterado, é preciso fazer novos exames, que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.  

De acordo com o Ministério da Saúde, quanto mais rápida a identificação e início do tratamento, maior a possibilidade de evitar sequelas, como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações. 

Pular para o conteúdo