O aleitamento materno oferece comprovados benefícios à saúde do recém-nascido e da mulher. Diante disso, durante a pandemia de Covid-19, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a amamentação deve ser continuada, desde que a mãe se sinta segura e à vontade para amamentar.

Nesse momento, algumas dúvidas surgem sobre o tema. A enfermeira do Banco de Leite Humano (BLH) do Complexo Hospital de Clínicas, Janaina Mara de Almeida, baseia-se nas informações da OMS sobre a manutenção da amamentação, já que até o momento faltam elementos que comprovem que o leite materno possa disseminar o Coronavírus.

De acordo com os estudos, os benefícios do aleitamento materno ultrapassam quaisquer riscos de contaminação. A amamentação é fundamental para o crescimento saudável. O leite materno tem todos os nutrientes necessários e fortalece o sistema imunológico do bebê. Por isso, mães com suspeita ou confirmação da doença podem amamentar seus filhos, seguindo alguns cuidados para evitar a transmissão do vírus por meio de gotículas respiratórias.

As medidas preventivas recomendadas são: lavar as mãos antes de tocar o bebê na hora da mamada e usar máscara facial durante a amamentação. Segundo a enfermeira, é importante higienizar muito bem as mãos, com água e sabão, antes de entrar em contato com o bebê e usar a máscara de forma correta, cobrindo completamente o nariz e a boca. Orienta-se também evitar falar ou tossir durante a amamentação. Em caso de tosse ou espirro, a máscara deve ser imediatamente trocada ou a cada nova mamada.

Caso a mãe não se sentir à vontade para amamentar, a orientação é extrair o leite, manualmente ou usar bomba de extração de leite humano, e ela ou um cuidador saudável oferecer o leite materno ao bebê por meio de copinho, xícara ou colher. Para isso, Janaina alerta para o procedimento de extração e a higiene adequada da bomba, o armazenamento correto do leite em frascos de vidro e o treinamento da pessoa que alimentará o bebê.

Doação de Leite Materno

Os bebês atendidos pelo Banco de Leite do Hospital de Clínicas continuam precisando de leite materno durante a pandemia. “É extremamente importante essa mobilização em prol da doação”, afirma a enfermeira do BLH. Segundo ela, recém-nascidos da UTI Neonatal do HC, principalmente os prematuros, necessitam de leite doado, caso suas mães estejam impossibilitadas de amamentar.

Diante disso, nesse período, foram adotadas algumas medidas preventivas em relação à doação. Doadoras com síndrome gripal, suspeita ou confirmação de Covid-19 devem suspender a doação até se restabelecer. Podendo, no entanto, amamentar seu próprio filho. Além disso, houve uma mudança em relação às visitas domiciliares. A partir da segunda visita domiciliar, a orientação é evitar entrar nas residências, a fim de reduzir a exposição das funcionárias e garantir a segurança das doadoras. De acordo com Janaina, as medidas visam minimizar os riscos de transmissão da Covid-19.

Agosto Dourado

O mês de agosto é dedicado à amamentação. O Agosto Dourado simboliza uma campanha social pela maior consciência de papais e mamães tanto antes como após a gestação quanto a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês.

Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 1 a 7 de agosto. A cada ano, A Aliança Mundial de Ação Pró Amamentação (WABA) define o tema a ser trabalhado na semana. A proposta é que todos os dias do período sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. Além disso, a cor escolhida para campanha significa o padrão ouro de qualidade do alimento.

O tema deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno para um Planeta Mais Saudável” com foco no impacto da alimentação infantil no meio ambiente quando utilizado substitutos de leite humano, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.

Banco de Leite Humano (BLH)

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h.

Telefone: (41) 3360-1867.

Endereço: Rua General Carneiro, 181 – 4° andar do prédio da maternidade do Hospital de Clínicas.

 

Pular para o conteúdo