As crianças atendidas nos Ambulatórios de Especialidades Pediátricas do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná terão um espaço adequado às suas necessidades especiais após a pandemia de Covid-19. A revitalização foi realizada com o apoio dos Amigos do Hospital de Clínicas e da Callfarma. No valor de aproximadamente R$ 256 mil, foram utilizados recursos da campanha Troco Solidário em parceria com a rede de farmácias.

A princípio, a casa localizada nas proximidades do Hospital de Clínicas será utilizada para as pesquisas sobre o Novo Coronavírus sediadas no hospital. Após esse período, atenderá em média 700 crianças por mês, sendo 180 com Síndrome de Down. Dos pacientes com a doença, 50% têm até um ano e recebem o apoio necessário para alcançar todas as possibilidades de desenvolvimento físico, mental e social.

A revitalização traz diversas melhorias na estrutura do local com o objetivo de tornar o ambiente mais adequado aos pacientes, seus familiares e acompanhantes. O chefe do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Washington Batista de Souza, relata que foram reformados todos os doze consultórios, recepção, sala de espera, área de conivência e espaço administrativo. Segundo ele, houve a troca do piso, reforma dos sanitários, substituição das instalações elétrica e hidráulica, troca do telhado da cobertura, instalação de ar condicionado, nova sinalização do espaço, pintura interna e externa, além de novos mobiliários.

O apoio dos colaboradores e a generalizada dos clientes da CallFarma possibilitaram a conquista, de acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho. “A reforma é muito importante às crianças e suas mães ou outros familiares que as acompanham. Só aconteceu graças à solidariedade dos clientes que a cada compra doam o valor do troco. De troco em troco, conseguimos reunir os recursos”, explica. “Muito obrigado a todos aqueles que tem participado das nossas ações e em especial essa do Troco Solidário”, conclui o presidente. 

Pular para o conteúdo