O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná com o apoio dos Amigos do HC realizou a testagem em massa de seus servidores, residentes e terceirizados. Foram testados 2.661 servidores, 426 residentes e 670 funcionários terceirizados, totalizando 3.757 testes com o investimento de R$ 345 mil em recursos provenientes da Associação. A testagem em massa aconteceu entre 16 de junho e 25 de julho e demonstra a preocupação em zelar pela saúde dos trabalhados proporcionando mais segurança nos diversos ambientes de trabalho do hospital. 

O trabalho de coleta de material para os testes foi realizado pela Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (ULAC) do Hospital de Clínicas, com a participação dos residentes em Análises Clínicas com a coordenação da farmacêutica Regielly Caroline Raimundo Cognialli, do técnico Maurício Becher e da chefe do laboratório Marisol Domingues Muro. A coleta foi feita nos próprios locais de trabalho dos profissionais, evitando a circulação de pessoas pelo hospital. 

Segundo o chefe da Divisão Diagnóstico e Terapêutico do Hospital de Clínicas, Dr. Railson Henneberg, a mobilização da equipe e o trabalho em conjunto com o apoio dos Amigos do HC possibilitou a testagem em massa. “O HC sempre foi pioneiro em suas ações e a testagem em massa durante a pandemia comprova essa vocação do hospital em ser referência, proporcionando maior segurança aos profissionais que estão na linha de frente de atendimento”, destaca. 

Os casos positivos encontrados na testagem em massa foram encaminhados ao Serviço de Segurança do Trabalho do HC (SOST), onde é realizada a teleorientação médica, serviço criado para o atendimento do público interno do HC durante a pandemia. Após a avaliação médica, caso necessário, os profissionais realizaram o teste confirmatório para a Covid-19, por meio do PCR-RT.  

Além da testagem em massa, é importante frisar que, desde o início da pandemia de Covid-19os trabalhadores que apresentam sintomas da doença sendo encaminhados ao SOST e testados de acordo com o protocolo da instituição, garantindo a segurança dos profissionais e das equipes do HC. 

Pular para o conteúdo