A campanha anual Novembro Azul que promove a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata está iniciando. O novo coronavírus mostrou a importância do cuidado com a saúde e, neste mês, com o foco no bem-estar masculino, o Novembro Azul reorienta sobre o diagnóstico precoce da doença.

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga com a função de produzir o líquido prostático do aparelho reprodutor masculino. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em 2020, o INCA estima que mais de 65.840 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados.  Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. O instituto recomenda que homens a partir dos 50 anos realizem exames preventivos e consultas com urologistas anualmente, já que, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Diagnosticada precocemente a doença tem 90% de chances de cura.

Quais os sintomas?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando se manifestam, são basicamente urinários como dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite.

No entanto, é importante atentar-se à doença antes do aparecimento dos sintomas. Mais de 90% desses tumores não estão mais na próstata, o que é um problema mais sério. Diante disso, mesmo sem sintomas, após os 50 anos os homens devem consultar o médico uma vez ao ano para o diagnóstico precoce.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pela combinação de dois exames: a dosagem de PSA e o toque retal. A dosagem de PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é um exame físico rápido e indolor. Como a próstata fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos.

Caso haja alguma alteração, é necessário realizar uma biópsia, que consiste na retirada de amostra de tecido da próstata para análise em laboratório e confirmação do câncer de próstata.

Fatores de Risco

Idade: aumenta com avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico familiar: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Exposições a aminas aromáticas: aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Formas de Tratamento

O tratamento adequado do câncer de próstata depende da gravidade do caso. A cirurgia e radioterapia são indicadas para a doença localizada na próstata. Caso contrário, será preciso a combinação de outros tratamentos, de acordo com o caso de cada paciente.

Prevenção

Alguns hábitos podem ser adquiridos para cuidar da saúde masculina de modo geral. Afinal, o Novembro Azul também chama atenção à saúde do homem. É preciso manter uma alimentação saudável, evitar o estresse, praticar atividade física, dormir bem, evitar o tabagismo e o álcool em excesso, além de fazer os exames de rotina.

História do Novembro Azul

Novembro Azul começou na Austrália, em 2003, como um movimento criado por um grupo de amigos que deixou os bigodes crescerem para chamar a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. Com isso, ganhou o nome de Movember, que é a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Assim, o bigode tornou-se um símbolo do movimento.

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, porque 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. O azul foi escolhido por ser a cor relacionada ao combate do câncer de próstata.

Atualmente, o Novembro Azul é uma campanha mundial. No Brasil, foi trazida em 2008 pelo instituto Lado a Lado pela Vida junto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, as ações em prol da causa tornaram-se mais frequentes e contribuem com a prevenção do câncer de próstata.

Pular para o conteúdo