Após o diagnóstico do diabetes, inúmeras tarefas devem ser incorporadas à rotina. Se for uma criança, a responsabilidade é atribuída aos pais, que passam por uma mudança significativa no dia a dia da família. Sabendo disso, a equipe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR em parceria com as estudantes de designer gráfico da Universidade Positivo, Isabelly Cristina Manssur Polanski e Ana Paula Bernardi, criaram o Diário da Glicemia, um material elaborado para facilitar essa mudança. 

Segundo a chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica, Dra. Suzana Nesi França, existem dois tipos principais da doença: diabetes tipo 2, mais comum em adultos, e o tipo 1, mais comum em crianças. O diabetes tipo 1 é uma doença crônica que acompanha a criança durante toda a infância e na vida adulta. Cerca de 90% das crianças com diabetes tem o tipo 1 precisam de insulina pelo resto da vida, sendo quatro a cinco injeções por dia. “Nosso desafio após o diagnóstico é fazer com que a família se organize no dia a dia para ter o cuidado com o diabetes e a criança continue sendo criança”, relata a endocrinologista. 

Entre os cuidados, Dra. Suzana explica que é fundamental medir a glicemia antes, durante e após a prática de exercícios físicos, saber quais os locais de aplicação, cuidar da alimentação, saber os cuidados com a insulina lacrada, em uso, como fazer o descarte domiciliar, dentre outros. Diante disso, a médica junto à sua equipe reuniu todas essas informações e contou com o apoio das estudantes para a criação de um material colorido e interativo, perfeito para as crianças participarem ativamente do preenchimento com os pais. 

Isabelly Polanski conta que ela e sua colega já tinham o interesse de criar um material como Trabalho de Conclusão de Curso que pudesse ajudar de alguma forma o público infantil, e encontrou no Hospital de Clínicas o parceiro que precisava. “Já tinha pensado em produzir algo voltado às crianças. O projeto explica de maneira mais leve os tipos de diabetes”, diz. O material ainda conta com espaço para dados médicos, como alergias, remédios diários, telefones para emergências e outras doenças. “Essa oportunidade me deixou muito feliz”, comenta Isabelly.

A impressão do Diário da Glicemia foi feita com o apoio Amigos do HC e a distribuição acontece gratuitamente para as crianças que frequentam o Ambulatório de Diabetes da Endocrinologia Pediátrica do Hospital de Clínicas, que atende crianças de Curitiba, Região Metropolitana e de todo o Paraná. O ambulatório funciona todas as segundas-feiras na Endocrinologia Pediátrica e atende em média 15 crianças. 

Ambulatório de Diabetes 

Local: Endoscopia Pediátrica. 

Endereço: Rua Padre Camargo, n° 250 –  Alto da Glória.

Telefone: (41) 3204-2300.

Pular para o conteúdo