Os Amigos do HC entregaram o projeto “Aquisição de centrífugas digitais para o Laboratório de Análises Clínicas do CHC”, com o objetivo de garantir estrutura adequada para a realização de exames laboratoriais na Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (ULAC) do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. O projeto no valor de R$ 10.000,00 foi viabilizado com recursos da Megamania e possibilitará a realização de quatro mil procedimentos mensais.

Com o projeto, foi possível a aquisição de uma centrífuga digital com dois rotores, aumentando assim o tempo de vida útil do equipamento e reduzindo custos com manutenção, já que será necessário trocar apenas os rotores.  A centrífuga é utilizada para a separação e concentração de amostras clínicas e líquidos biológicos, aumentando a possibilidade de isolar microrganismos causadores de infecções por meio da concentração do material biológico. A ULAC realiza análise de exames para diagnóstico de infecções em pacientes atendidos nas diversas Unidades do Hospital de Clínicas e, para continuar atendendo a demanda, solicitou a atualização das centrífugas digitais.

A chegada dessa centrífuga no Serviço de Bacteriologia permitiu que fosse instalada na mesma sala e próxima à nova Cabine de Segurança Biológica (Classe II B2), também recém-adquirida com recursos da Associação. A farmacêutica bioquímica da ULAC, Gislene Kussen, explica que se trata de uma sala separada para processamento de amostras respiratórias de pacientes com suspeita e/ou confirmados para Covid-19, visando a biossegurança dos colaboradores do setor.

“Com os novos rotores podemos trabalhar com a técnica correta de descontaminação dessas amostras para cultura de bacilos causadores de tuberculose que utilizam tubos com capacidade de 50mL”, esclarece a farmacêutica. Gisele conta que toda equipe se beneficiou, pois a segurança do profissional de saúde é preservada com a utilização de técnicas adequadas e em ambientes fechados específicos para tal processamento. “Antes da aquisição trabalhávamos com uma técnica adaptada que utilizava um volume menor (tubo Falcon de 15mL) e agora com essa nova aquisição podemos trabalhar com tubos Falcon de 50mL”, diz.

Segundo a chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, Marisol Domingues Rumo, a doação representa um diferencial para o trabalho. “A aquisição de equipamentos para o Laboratório de Análises Clínicas é sempre um desafio. Nós ficamos muito felizes, porque recebemos com doação uma centrífuga digital, que tem como diferencial a redução de ruído, proporcionando um ambiente mais agradável para equipe”, relata. “Eu, como chefe da Unidade, agradeço imensamente a nossa grande parceira Associação dos Amigos do HC”, conclui.

Pular para o conteúdo