O material já está em sua 11ª edição e conta com o apoio dos Amigos do HC para impressão e distribuição no Complexo do Hospital de Clínicas. O trabalho foi idealizado pelas assistentes sociais Patrícia Hella Xavier e Mônica Tramujas Snieckoski, que perceberam como a precariedade das condições sociais, econômicas e culturais dos usuários e seus familiares aumentavam ainda mais com as dificuldades enfrentadas pela doença.

Como todas as edições, a 11ª vem atualizada e é distribuída gratuitamente aos pacientes em tratamento no Hospital de Clínicas, são cinco mil impressões no total. As assistentes reuniram informações sobre os direitos dos pacientes acometidos de câncer e outras doenças crônicas incapacitantes, tais como: tuberculose ativa, haseníase, transtorno mental, cegueira, paralisia, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget, AIDS, contaminação por radiação, acidentes de qualquer natureza, esclerose múltipla, fibrose cística e hepatite grave.

Mônica Snieckoski explica que, quando o paciente está em tratamento, são inúmeras dificuldades, inclusive financeiras, e esse material vem para facilitar dentro das possibilidades que a doença permite. “O manual vai ajudar nesse sentido, para que eles corram atrás dos seus direitos”, esclarece. Patrícia Xavier destaca o número significativo de pacientes que passarão a conhecer e usufruir de direitos que lhe são garantidos, “para que eles enfrentem a doença de maneira mais digna”, afirma.

Já são 16 anos de trabalho desde 2004, quando foi impresso o primeiro manual de orientação, denominado “Saúde x Direitos” e vários deles impressos e distribuídos em parceria com os Amigos do HC. Patrícia Xavier agradece o apoio dos Amigos do HC na impressão, distribuição e divulgação do manual. “A Associação está sempre conosco, é uma grande parceira, entendendo nosso objetivo de alcançar o máximo de pessoas possíveis para que eles possam exercer cidadania e conhecer seus direitos”, diz.

Pular para o conteúdo