O ano de 2020 acabou e com ele percebemos a importância de estarmos bem com nós mesmos e com nossas emoções. A campanha Janeiro Branco convida a refletir sobre a saúde mental, com o objetivo de colocar esse tema em evidência e conscientizar sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

Com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, problemas pessoais já existentes e de relacionamento com o outro se agravaram, gerando impactos preocupantes em na sociedade. Dados divulgados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do IBGE, relataram um crescimento significativo do número de casos de depressão no Brasil. Ano passado a OMS já havia apontado o Brasil como o país com mais deprimido da América Latina, com 5,8% da população padecendo da doença, frente aos 4,4% nos demais países do continente.

A campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos brasileiros, vem quebrando os tabus sobre saúde mental, mostrando a importância de estar em dia com o nosso cérebro e abrindo novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida.

O que é saúde mental? 

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, o termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios, mudanças e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Todos os dias nosso cérebro recebe estímulos diferentes, resultando em um turbilhão de emoções, e como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.

Podemos dizer que a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros.

Fatores que influenciam a saúde mental 

Manter a saúde mental não é tão simples quanto parece, principalmente, em tempos de isolamento social. Tê-la ou alcançá-la está muito longe da ausência de transtornos mentais, diversos são os fatores que podem influenciar negativamente a nossa saúde mental.

O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais e é causado por diferentes fontes, como: 

  • Trabalho: o emprego é um dos maiores ocupadores do nosso tempo e nem sempre é prazeroso ou satisfatório. O desemprego, baixa remuneração e más condições de trabalho, ainda mais evidentes na pandemia, levam ao aumento significativo de diversos transtornos.
  • Preconceito: as críticas ao estresse, ansiedade e depressão ainda são muito comuns na nossa sociedade. No caso da depressão, as pessoas ainda tem muita dificuldade em reconhecer que é uma doença, e não um simples estado de tristeza sem motivo. Como a saúde mental está no corpo e no meio, muitas vezes é concebida como uma fraqueza do sujeito, algo sobre o qual ele teria condições de atuar e não o faz. 
  • Redes sociais em excesso: no uso das redes sociais há uma tentativa constante de conexão com o outro e de mostrar o seu mundo. Isso, no entanto, pode gerar frustração, já que a rede mostra uma realidade distorcida.
  • Não manter relações saudáveis com as pessoas: relações tóxicas em que você pode se sentir inferior, ruim, insuficiente, mal devem ser analisadas pois desencadeiam sentimentos ruins e comprometem sua saúde mental e relação com você mesmo.
  • Não ter um momento ou atividade para extravasar: passamos por algumas situações que nos acumulam tensões. Por isso, devemos ter um momento ou atividade que nos permita extravasar esse sentimento. Caso contrário, a saúde mental ficará prejudicada. 
  • Sedentarismo: a falta de exercícios físicos e atividades que liberem energia tem ligação direta com a saúde mental, pois não estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Como manter e conquistar a saúde mental? 

Pequenas ações inseridas no cotidiano podem provocar grandes mudanças ao longo do tempo, com um impacto positivo no seu corpo e mente. Práticas mente-corpo como a meditação, o Yoga, a meditação mindfulness, tai-chi entre outras, podem auxiliar no foco, facilitando o estado de consciência sobre o que está acontecendo agora, sobre as sensações e necessidades do corpo e, consequentemente, da mente.

Algumas ações podem ser implementadas na rotina e desenvolver a saúde mental:

  • Autoconhecimento: conhecer-se ajuda na definição de objetivos de vida e distinção do que é necessário, importante, gostoso e prejudicial para você.
  • Manter uma rotina: acrescentar momentos de lazer e para seu autocuidado na rotina fazem a diferença no bem-estar saúde mental.
  • Dormir bem: dormir é imprescindível em nossa saúde, o bom sono promove manutenção da saúde física e mental.
  • Atividade física: além de melhorar a qualidade do sono devido ao gasto de energia, estimula o corpo a produzir endorfina, promovendo relaxamento e bem-estar.
  • Alimentação saudável: comer mais frutas, verduras e comidas caseiras ajuda no funcionamento do corpo e da mente.
  • Fazer atividades que proporcionam prazer: ler um livro, assistir um filme ou série, meditar, orar, relacionar-se com o outro pode melhorar sua qualidade de vida
  • Consulte o médico regularmente: a saúde física influencia e, muito, a saúde mental. Mantenha exames e consultas em dia, evitando “pioras inesperadas” da saúde.
  • Cuide dos seus relacionamentos: sempre balanceie em sua mente como está sua relação com as pessoas a sua volta. Sentimentos tristes ou lembranças ruins devem ser repensadas com cuidado para que você possa entender se está tendo uma relação tóxica com determinada pessoa, necessitando, muitas vezes, de fim. Reconheça as pessoas que fazem bem para você, fazendo o mesmo por elas, falar o quanto ama também é importante para manutenção de relacionamentos
  • Controle o estresse: busque diminuir as atividades que promovem o estresse, caso não seja possível, tente melhorar sua reação a elas. Nem sempre o estresse é algo negativo, mas em excesso pode se prejudicial a saúde, saiba dosar.
  • Desconecte-se: utilize a internet com sabedoria, não fique se comparando em redes sociais, o que vemos sobre alguém poucas vezes é real ou condiz com como a pessoa é no dia a dia. 

MINDFULNESS,  atenção plena!

Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Isso significa estar atento a cada movimento, situação, respiração.

Em outras palavras, significa “estado mental alcançado quando se foca a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais”.

Está inteiramente ligada a saúde mental pois possibilita maior autoconhecimento e reconhecimento de situações que nos fazem bem ou mal. Por isso, é muito importante praticar algumas ações que desenvolvam a atenção plena: 

  • Revisão de atitudes: sempre reflita sobre ações, escolhas tomadas por você e o retorno que elas trouxeram. Além de ajudar a entender o que elas impactaram na sua vida, fazem com que você tome atitudes de forma mais consciente.
  • Respostas a mensagens e telefonemas: quando receber um telefonema ou e-mail, respire profundamente antes de atender ou responder a mensagem. Concentre-se no momento presente e escute a pessoa de maneira atenta e consciente.
  • Fala consciente: sempre pense no que vai falar e tenha consciência do que está saindo de sua boca. Ao conversar com alguém, observe seu impulso de falar alguma coisa. Respire e concentre-se na sua fala. Perceba o que acontece com sua mente, seu corpo e suas emoções.
  • Esteja presente no seu banho: para muitos o banho é a hora de refletir a vida inteira, mas essa atitude está muito errada. O banho deve ser um momento de conexão com sua mente e seu interior, ao tomar banho, concentre-se no momento e perceba as sensações produzidas pela água e o sabão. Experimente tomar banho com a luz apagada, coloque uma playlist que te agrade, relaxe profundamente. Use óleos naturais com essências para relaxamento, foque sua mente no seu banho, no seu corpo e esqueça o mundo lá fora. Esse é o seu momento. A hora do seu autocuidado.
  • Faça uma lista: enumere as atividades que você precisa realizar no seu dia, comece sempre pelas que demandam mais da sua energia. Consulte a lista e procure segui-la, revisando apenas uma atividade por vez, sem pensar nas demais enquanto não concluir o que estiver fazendo. Transfira para o papel suas preocupações e deixe com ele.
  • Escuta ativa: ao conversar com alguém preste total atenção ao que ela está falando, sem pensar no que vai responder ou no que precisa fazer. Concentre-se em cada palavra, no ritmo, no tom de voz e na expressão facial da pessoa. Perceba que assim você consegue assimilar melhor a mensagem.

 

Pular para o conteúdo