Amigos em luto. A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR recebeu, nesta terça-feira (16), a notícia da morte do eterno amigo Euclides Scalco, aos 88 anos, vítima da COVID-19. Homem público e político brasileiro, foi vice-presidente, de 1994 a 1997, presidente, de 2015 a 2017, e atual presidente do Conselho Superior dos Amigos do HC, exercendo sua notoriedade e amizade em prol da causa até os seus últimos dias.

Em 2020, acompanhado do filho, Scalco esteve pela última vez na sede da Associação prestigiando o início das comemorações dos 35 anos dos Amigos do HC, instituição que carinhosamente apoiou e deixou sua imensa contribuição. Em setembro deste ano, também mês de aniversário de Euclides Scalco, os Amigos do HC completam mais um ano com a honra e alegria de sua participação em nossa história.

Scalco deixa os quatro filhos Prisca, Paulo Marcos, Carlos Henrique e Priscila, netos e bisnetos, frutos da união com Terezinha Marcolin Scalco. Com a obra biográfica “Euclides Scalco. O homem, seu tempo e sua história”, escrita pelo engenheiro e sobrinho Marcos Antonio Bastiani, sua trajetória foi registrada para a posteridade.

Euclides Girolamo Scalco nasceu em 16 de setembro de 1932, em Vista Alegre do Prata, no Rio Grande do Sul. Primogênito de Elias Scalco e Adele Zanotto Scalco, e irmão de Geronymo. Cursou o ginásio no Colégio Imaculada Conceição, em Guaporé, concluindo o curso cientifico no Colégio Rosário, em Porto Alegre. Farmacêutico de formação, concluiu o curso de Farmácia-Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduação em Economia Agrária na Universidade de Louvain, na Bélgica, e Economia no Instituto Lebret, na França. Da formatura em 1954 até 1975, exerceu a profissão e foi dono de farmácias em Mussum e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, além de Francisco Beltrão, município do sudoeste do Paraná. 

Gaúcho de coração paranaense, mudou-se, em 1959, para o Estado e tornara-se político. Na vida pública, foi vereador e prefeito de Francisco Beltrão e deputado federal por três mandatos consecutivos. Durante a ditadura militar, participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Paraná. Na Câmara Federal, participou da assembleia nacional constituinte que originou a Constituição de 1988, batizada de Constituição Cidadão.

Ocupou cargos de destaque estadual e federal. Dentre eles, atuou como chefe da Casa Civil do Paraná na gestão do ex-governador José Richa. Foi diretor da Itaipu Binacional pelo lado brasileiro; e ministro-chefe da Casa Civil no segundo mandato ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Antes, esteve entre os fundadores Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o qual era filiado.

Pela sua dedicação e relevância, em 2019, recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná, na prefeitura Municipal de Curitiba. Durante a solenidade, Scalco disse: “Sempre busquei corresponder às necessidades da população. Sinto-me honrado de receber o título do Estado que me recebeu. Hoje sou um homem feliz”.

No mesmo ano, Euclides Scalco também foi homenageado pelos Amigos do HC durante a inauguração do Centro Administrativo/Financeiro do Complexo Hospital de Clínicas por representar para todos nós um exemplo de comprometimento, amizade e dedicação. Com muito pesar, neste momento, registramos nossos sentimentos à família e amigos com a certeza de que sua memória e legado estarão para sempre em nossa história.

Despedidas

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, Euclides Scalco foi um dos pilares e ajudou a consolidar a instituição emprestando seu prestígio. “Tive nele sempre a inspiração de fazer o correto de forma transparente em favor dos pacientes, acompanhantes de tratamento e profissionais de saúde do “nosso HC”, sim nosso, o Scalco sempre teve o exato sentido de pertencimento do Complexo HC, sem que o pertencimento fosse em benefício próprio ou de terceiros que não fossem aqueles que dão entrada pelo SUS através do sistema de saúde”, declara. “Na verdade, nunca esperamos menos de uma pessoa extremamente solidária e com a visão muito clara de ajuda ao próximo”, conclui o presidente.

“Uma pessoa fundamental aos Amigos do HC pelo profissionalismo, sabedoria, sensibilidade como conduzia os trabalhos. Um ser humano especial, modelo de integridade e dedicação. Hoje, nos despedimos desse amigo, com quem tivemos a hora de conviver e aprender”, Sheila Meneghette, gerente de projetos dos Amigos do HC.

“Um modelo a ser seguido, tanto na vida pública como na sua vida particular. Pessoa com retidão, conceito de honestidade e dedicação às causas. Como um homem público, sempre prevaleceu o seu amor às outras pessoas. Na Associação esteve sempre presente nos orientando, trazendo seus ensinamentos e, principalmente, com aquilo que ele mais se importava que era com a vida”, Edelcio Jacomassi, superintendente dos Amigos do HC.

 

 

Pular para o conteúdo