Na noite da última quinta-feira (20), a fachada do Hospital de Clínicas foi tela para o lançamento do Projeto VIDA – histórias da pandemia. A projeção apresentou vídeos em que profissionais da saúde diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia contam suas experiências dentro de um dos maiores centros de combate à Covid-19 no país.
A ação foi uma realização da Montenegro Produções, Unimed Curitiba e a Associação dos Amigos do HC e trata-se da primeira etapa do projeto, que contará ainda com um livro e uma exposição artística. “Essas histórias, ao lado de um livro e de uma exposição interativa, fazem parte do Projeto VIDA, e são um registro importante de como esses profissionais afirmam seu protagonismo diante de um cenário de crise, encontrando outras narrativas individuais e coletivas”, afirma Carolina Montenegro, idealizadora do projeto.
A projeção de vídeos teve duração de aproximadamente 40 minutos, sendo cerca de sete minutos cada sessão, e foi transmitida simultaneamente nas redes sociais dos Amigos do HC, do Complexo HC e da Montenegro Produções. Primeiro foi apresentado o vídeo institucional sobre o Projeto VIDA seguido do vídeo manifesto com os depoimentos dos profissionais de saúde gravados no hospital. A estrutura de projeção utilizou um projetor barco de 26 mil ansilumins, equivalente à qualidade de projeções feitas pela Disney e as apresentações de Natal no Palácio Avenida. Assim as imagens puderam ser vistas em alta resolução das janelas dos prédios da região e por todos que acompanhem de suas casas a homenagem.
O Projeto VIDA
O Projeto VIDA – Histórias da Pandemia é uma iniciativa da Montenegro Produções, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que conta com o apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e patrocínio da UNIMED Curitiba, Greca Asfaltos, Tecnolimp e Engepeças.
O livro, que será publicado em agosto, e depois, quando os eventos presenciais forem liberados novamente, virará a primeira exposição de arte interativa sobre a vida das pessoas durante a pandemia, traz análises e previsões sobre os impactos deixados pelo coronavírus. São entrevistas com médicos, psicanalistas, terapeutas, economistas, sociólogos e filósofos. “Fizemos uma análise completa dos efeitos da pandemia, por todas as óticas, com uma perspectiva comportamental do que se passou na vida nas pessoas ao longo desse período”, conta Carolina. “A ideia de retratar a vida a partir de diferentes pontos de vista é sensível e empática. O conteúdo é um recorte necessário no registro histórico e compreensão do que vivemos e seu impacto no todo”, destaca Guilherme Krauss, escritor convidado.
Um jogo de futebol no meio da semana. O encontro com amigos no fim da tarde. Uma comemoração de aniversário e um almoço de domingo com a família. Aulas, trabalho, viagens, shows, cinema, planos e sonhos. “Somos afetados com notícias diárias sobre os milhões de empregos perdidos, os milhares de mortos. Mas, e as perdas consideradas subjetivas, que vivenciamos e impactam diretamente na construção das relações do futuro? Precisamos estar atentos aos resultados que a pandemia deixa dentro de cada um de nós”, acrescenta Carolina.