Os lares brasileiros estão cada vez mais conectados com o mundo digital. Os jovens acabam sendo os principais usuários dessas tecnologias, mas não são os únicos. Em 2021, 97% dos brasileiros com mais de 60 anos já possuem acesso à internet, principalmente via smartphones (84%). Esses dados são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offer Wise Pesquisas.

O engenheiro aposentado José Umberto Damago, de 78 anos, conta que o crescimento das tecnologias não é uma novidade para ele. “Eu trabalhei numa multinacional, nos anos 70 e 80, em que veio um especialista dos Estados Unidos, e ele disse que daqui uns anos todos nós vamos estar conectados.”, conta Damago. “Estamos todos conectados. Você sabe imediatamente o que se passa na China, na Tailândia, é uma comunicação global. Por mais que a pessoa não goste dessa coisa toda, já não há escapatória”, ele completa. 

Sueli Rodrigues, de 72 anos, também concorda com ele. Sueli tem um perfil no Instagram chamado Blog Da Su70, onde fala sobre o seu dia a dia, fazendo vídeos e lives. “Eu gosto do contato com as pessoas”, explica Sueli. Ela conta que a internet a ajuda a se conectar, dando um retorno de carinho e amizade, principalmente com aqueles que estão longe.

Ao contrário deles, Helena Lubacheski da Silva, aposentada, de 82 anos, representa aqueles que ainda têm muita dificuldade em aprender. “Eu não sei mexer muito, precisei de uma amiga que me ensinasse. Meus netos não tem muita paciência para me ajudar, eles ficam sempre deixando para depois”, explica Helena.

Damago e Sueli explicam que começaram a mexer com equipamentos eletrônicos por conta própria. Ela conta que suas filhas não tinham muita paciência para ensiná-la, assim como foi o caso de Helena. Nem sempre é fácil esse encontro de gerações, por isso há algumas alternativas fora do ambiente familiar, onde elas podem se encontrar e partilhar conhecimentos.

Um desses espaços é o curso de Inclusão Digital, do SESC-PR, voltado especificamente para idosos e adultos. O curso tem como objetivo introduzir novas tecnologias como computadores, laptops, tablets e smartphones. “O uso de todas estas ferramentas proporciona melhora na qualidade de vida, contribui para a inclusão social, possibilita maior contato com a família. Falar e ver netos e amigos com mais frequência, manter a mente ativa, oferecer diversão e prevenir contra fraudes e golpes”, diz Bruna Cunha, responsável pelo projeto. Bruna também afirma que os grupos de tecnologia para a terceira idade proporcionam, sobretudo, um espaço de amizade e convivência entre os idosos.

DICAS

Ensinar os mais velhos a usarem tecnologias nem sempre é uma tarefa fácil, tanto para quem ensina, quanto para quem está aprendendo. Por isso, os especialistas dão algumas dicas de como fazer essa abordagem:

  1. Aproveite o conhecimento que o idoso já possui, como comparar um novo termo de tecnologia com algo com o qual ele já está familiarizado. Isso facilitará a compreensão dele.
  2. Explique a relevância daquela tecnologia antes de entrar em detalhes. Mostre ao idoso como aquilo pode beneficiá-lo.
  3. Evite palavras técnicas e expressões que não fazem parte de seu vocabulário. Se for usar algum termo, explique o que ele significa.
  4. Vá devagar, dando tempo para o idoso assimilar o que está sendo dito.
  5. Repita os principais conceitos e termos. O grande volume de informações novas pode sobrecarregá-los, pois muitos estão aprendendo sobre tecnologia pela primeira vez.
  6. Tire dúvidas, sempre que for para o próximo passo.
  7. Os idosos precisam assumir um papel ativo no aprendizado de novas tecnologias. Não faça o processo no lugar deles, por mais que pareça tentador.
  8. Apresente recursos e aplicativos feitos para a faixa etária dele. Faça uma pesquisa antes, sobre o que pode interessar ao dia a dia dele.
  9. Aprender algo novo é sempre difícil, mas com a prática é possível evoluir no conhecimento. Dê um reforço positivo para que eles se sintam encorajados a aprender algo novo.
  10. Quanto mais eles virem as coisas incríveis que a tecnologia lhes permite fazer, mais os idosos vão se encantar com ela. Procure coisas que vão chamar a atenção do idoso.
Pular para o conteúdo