O tema saúde mental está em alta. Não é raro vermos grandes reportagens sobre o assunto, filmes e séries, e até em publicidade de grandes marcas. Tanto quanto a saúde física, ela é fundamental ao longo de toda a nossa vida. E não é para menos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros possuem depressão ou ansiedade. Entre a população idosa a situação também é preocupante. De acordo com  os especialistas, já existe uma tendência natural do ser humano a desenvolver sintomas depressivos depois dos 60 anos.

Envelhecer envolve uma série de sintomas físicos, como dificuldade de enxergar, limitação da mobilidade, entre outros. Para muitas pessoas isso vira um estresse enorme, por sentirem que não são mais os mesmos. A perda de pessoas queridas e a solidão também contribuem para a depressão nessa faixa etária, mas poucas pessoas ao redor percebem os sinais de depressão, fazendo com que o problema não seja tratado devidamente.

Outra doença muito comum na terceira idade é a demência, um tipo de síndrome, que pode ser crônica e progressiva, envolve a perda de memória, da capacidade de pensar, de se comportar e realizar atividades que antes eram comuns, entretanto, é possível prevenir e retardar essa doença. Por esse motivo, é necessário que seja feito um acompanhamento periódico da saúde física e mental ao longo de toda a vida.

Segundo a psicóloga Iris Tebet, que também possui uma casa de repouso para idosos, a família deve “ficar próxima, mesmo que o idoso tente afastá-los. Escutar e respeitar o que falam e procurar ajuda profissional quando não houver resultados positivos”. Os cuidados com a prevenção são fundamentais. “Tente achar o que possa trazer o sentimento de utilidade e prazer. Levar uma vida regrada, atividades físicas, lúdicas e recreativas. Valorizar suas capacidades, levando em conta as limitações, e suas crenças”, diz Iris.

PANDEMIA

De acordo com o Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declaram que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Os números globais também indicam essa alta, com uma média global de 45% de pessoas dizendo que sua saúde mental piorou durante a pandemia. Dados do Observatório Febraban/Ipespe também confirmam essa alta: 57% dos brasileiros tiveram sua saúde mental afetada no mesmo período.

Os idosos também foram muito afetados pelo isolamento social. A falta de contato físico, o distanciamento da família e amigos, e a privação da liberdade são as principais razões que impactam a saúde mental dos que possuem mais de 60 anos, segundo os especialistas.

Jedalva Oliveira, de 65 anos, trabalha em um departamento jurídico e disse que conseguiu se manter ativa durante esse período. “Eu continuei a fazer meditações e relaxamentos. Eu senti falta de sair, ir aos lugares sem máscara. Ficar em casa apenas vendo TV acaba não ajudando, porque você vê muitas notícias ruins. Eu imagino que muitos que tenham depressão devem ter aumentado. Infelizmente muitas pessoas não conseguem se desligar de notícias ruins.”, conta Jedalva. Ela está correta: o excesso de informação também vem sendo apontado como uma das causas para o aumento da ansiedade das pessoas.

Jedalva também afirma que é importante demonstrar apoio para aqueles que estão com dificuldade neste período. “O que a gente pode fazer é ajudar as pessoas, para elas se animarem, para conversar. Se a gente puder levar alegria para uma pessoa pelo menos já faz a diferença”, complementa.

SINTOMAS E SINAIS

É preciso estar sempre atento aos sinais de que algo está atípico no comportamento da pessoa idosa. Alguns sinais que podem indicar um problema para a saúde mental são:

  • Sentimentos de tristeza, desânimo e pessimismo exagerado.
  • Alterações no sono, seja insônia ou excesso de sono.
  • Mudanças repentinas de humor.
  • Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas.
  • Perda ou ganho de peso repentinos.
  • Dificuldade de concentração e raciocínio.
  • Perda de memória.
  • Pensamentos recorrentes sobre morte, desejo de morrer, sem motivação para viver.
  • Negligência com a higiene pessoal.
  • Mania de doenças sem causa aparente.

PREVENÇÃO

Assim como qualquer doença física, as doenças mentais podem ser evitadas se for feito um trabalho de prevenção ao longo de toda a vida e intensificado na terceira idade. Aqui vão algumas dicas:

  • Atendimento profissional: fazer um check-up físico é essencial, mas a saúde mental é tão importante quanto. Ao primeiro sintoma de que algo pode não estar dentro da normalidade, busque um profissional especializado e comece o tratamento o mais breve possível.
  • Vida social: estar em contato com amigos e família é fundamental durante toda a vida. Em tempos de pandemia, é possível usar a tecnologia para manter esse contato, usando ferramentas como WhatsApp, Facebook, Zoom, Skype, entre outros.
  • Rotina: manter uma rotina saudável é essencial para a manutenção da qualidade de vida. Fazer exercícios físicos, encontrar amigos e família, ler, assistir filmes, manter um hobby etc. Essas são algumas das opções para se manter ativo e que ajudam a ter  uma boa saúde mental.
  • Sono: nosso sono é essencial para termos uma boa qualidade de vida. Uma boa noite influencia positivamente nossa saúde física e mental. Por isso, é importante manter bons hábitos ao longo de toda a vida

 

 

Pular para o conteúdo