Provavelmente você já ouviu falar sobre homeopatia em algum momento. Mas, você sabe o que é exatamente? Homeopatia foi criada por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann, no século XVIII, que queria um tratamento para curar doenças físicas e mentais, porém sem utilizar medicamentos que provocam efeitos colaterais.

“Os medicamentos homeopáticos são preparados de uma maneira muito peculiar”, diz o médico homeopata Mario Luis Nogarolli, especialista na área há mais de 35 anos. Ele explica que a substância medicamentosa é diluída em água e é agitada mecanicamente. “Essa é a peculiaridade da homeopatia. Os medicamentos são diluídos de forma progressiva, de forma que a substância química original do medicamento se perde nesta diluição”, conta Nogarolli. No entanto, ele afirma que esse processo de diluir e agitar mecanicamente a substância medicamentosa ainda preserva sua capacidade de reagir com o organismo do paciente.

O médico explica que os profissionais da homeopatia devem levar em conta todo um conjunto de sintomas e alterações no estado de saúde do indivíduo. Após um diagnóstico minucioso, o profissional irá encontrar o remédio homeopático ideal. Mas não é algo tão simples como parece. Nogarolli explica que os medicamentos devem agir em similitude ou analogia com o estado de saúde da pessoa. “O remédio Belladonna, por exemplo, pode provocar calor intenso, secura de garganta, dor para engolir, sensação febril muito intensa, extremidades frias etc.  Então se eu conseguir achar uma doença que tenha sintomas parecidos, se houver similitude, a Belladonna pode ajudar nesse tratamento”, explica Nogarolli.

O tratamento homeopático pode ser usado para tratar diversas doenças, desde depressão até dores, enxaquecas, problemas físicos variados, etc. Os medicamentos homeopáticos podem ser usados em conjunto ou separados de outras formas de tratamento, como a medicina tradicional, fisioterapias, psicoterapia, entre outros. Pacientes de todas as idades podem se beneficiar deste tipo de tratamento.

BENEFÍCIOS

A homeopatia pode ajudar o paciente a encontrar um equilíbrio de seu estado de saúde, melhorar seu estado emocional e a imunidade como um todo. “A homeopatia pode contribuir para que as pessoas adoeçam menos, dependam menos de tratamentos frequentes e melhorem o seu estado geral” diz o médico homeopata Mario Luis Nogarolli. Por esses motivos, o tratamento homeopático é indicado para idosos, pois pode ajudá-los a depender menos do uso de medicamentos e melhorar o seu estado de saúde como um todo.

Outra vantagem é que a homeopatia também pode prevenir doenças futuras. “A pessoa vai estar menos suscetível a adoecimentos.”, comenta o médico. Para idosos que estejam fazendo outros tipos de tratamentos médicos, o profissional explica que não há incompatibilidade da homeopatia com outros tipos de tratamentos.

A Organização Mundial da Saúde reconhece a homeopatia como uma prática legítima, parte da Medicina Tradicional e Complementar (MTC). Pesquisas apontam que cerca de 500 milhões de pessoas utilizam homeopatia. No Brasil, ela foi reconhecida em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, como prática integrativa e complementar.

Assim como em outras práticas da medicina, o paciente deve sempre buscar um profissional da área da homeopatia e não fazer o uso de automedicação, pois isso pode prejudicar a sua saúde.

OUTROS TRATAMENTOS

Além da homeopatia, também há outras terapias alternativas que podem ajudar a melhorar o estado de saúde física e mental dos pacientes idosos, ou de qualquer faixa etária:

  • Cromoterapia: tratamento que busca utilizar as cores para gerar estímulos sensoriais e assim contribuir para combater problemas como insônia, ansiedade, entre outros.

 

  • Aromaterapia: os diferentes aromas também geram efeitos sensoriais que podem ajudar em diversos problemas, como depressão, ansiedade, insônia, entre outros. Essas essenciais podem ser utilizadas em óleos, cremes, sais de banho, sprays, aromatizadores, entre outros.

 

  • Florais: as substâncias utilizadas são ingeridas em gotinhas, feitas em farmácias de manipulação, usadas também para combater depressão, ansiedade, entre outros.

 

  • Reiki: é uma técnica que é feita com a aproximação das mãos, sem tocar no paciente, fazendo uma energização, que pode ser usada para tratamentos de problemas físicos e mentais.

 

  • Shiatsu: similar ao Reiki, porém aqui o contato físico existe. Ao pressionar pontos estratégicos do corpo, ele ajuda a tratar problemas como artroses, depressão, dores de cabeça, insônia, entre outros.

 

  • Meditação: estimula a atenção plena, melhora a respiração e ajuda a combater a ansiedade e outros problemas emocionais. Melhora também a memória e o foco nas atividades do dia a dia.

 

  • Acupuntura:  é uma terapia chinesa milenar, onde são aplicadas agulhas bem finas em pontos específicos do corpo. Ela possui diversos benefícios, melhorando a imunidade, ajudando no tratamento de problemas emocionais e de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.

 

  • Fisioterapia: por meio dessa prática é possível aliviar dores, fortalecer e retardar o processo de envelhecimento. São usadas massagens e exercícios localizados para melhorar a qualidade de vida do idoso.

 

  • Hidroterapia: semelhante a fisioterapia, a hidroterapia é feita na água a uma temperatura de 32ºC a 34ºC). Tem como objetivo relaxar os músculos, aumentar a flexibilidade, o equilíbrio, a resistência cardiovascular, a circulação sanguínea e a pressão arterial.

 

  • Terapia ocupacional: seu objetivo é focar em restabelecer a capacidade de realização de atividades diárias, após perdas motoras ou traumas. Auxilia na recuperação da mobilidade, através de adaptações ambientais, prevenindo acidentes ou quedas, entre outras questões.

 

  • Psicoterapia: feita por um profissional da área de psicologia, a psicoterapia ajuda no autoconhecimento, a combater e prevenir problemas emocionais e encontrar um equilíbrio na saúde mental.
Pular para o conteúdo