O projeto “Efetividade nos Registros dos Sinais Vitais: Cuidado Seguro ao Paciente” realizado pelos Amigos do HC, com recursos provenientes do Programa Nota Paraná, proporcionou melhoria no registro da frequência respiratória e cardíaca por meio da instalação de relógios de parede nos serviços com atendimento aos pacientes. Foram adquiridos 367 Relógios de parede analógico e 1468 Pilhas tipo AA 1.5V. No total, foram R$ 7.555,03 repassados pelo Programa para a aquisição dos equipamentos.

Com a ação, a equipe de enfermagem que realiza o controle dos sinais vitais periodicamente e demais profissionais da equipe multiprofissional que realizam avaliação da frequência cardíaca e respiratória dos pacientes terão mais assistência durante o processo. Além de instrumento de trabalho pelos profissionais de saúde, os relógios de paredes irão contribuir na ambiência em questão norteadora de tempo e espaço para o paciente e seus familiares, e minimizar os índices de infecção.

A enfermeira Silviane Hoepers Naka afirma que o projeto “Efetividade nos Registros dos Sinais Vitais: Cuidado Seguro ao Paciente” foi elaborado pelas enfermeiras Silviane Hoepers Naka e Leyd Laiane S. Cabral, atuantes na Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem vinculada à Divisão de Enfermagem do CHC- UFPR, com intuito de melhorar a qualidade do atendimento para os profissionais de saúde, pacientes e seus familiares. Silviane também agradeceu em nome da Comissão e a Divisão de Enfermagem a concretização do projeto.

O Hospital de Clínicas é o maior hospital público do Paraná, com atendimento 100% SUS. O perfil do usuário do Sistema Único de Saúde é o de maior vulnerabilidade social e exige maior foco de atuação para a diminuição das complexidades sociais e acesso da população aos seus direitos, além do atendimento de suas necessidades básicas. Preocupado com melhorar o acesso a esses direitos, o projeto ajudou o HC a atender com mais qualidade pacientes adultos e idosos portadores de patologias cardíacas agudas e crônicas, que necessitam de suporte de alta complexidade ao tratamento e procedimentos clínicos e cirúrgicos.

Pular para o conteúdo