Internet e tecnologia há muito tempo já são essenciais na vida cotidiana do ser humano. Após a pandemia do Covid-19, a sua importância ficou ainda mais evidenciada. Ainda há no imaginário popular a percepção de que este é um tema exclusivo para jovens e adolescentes, porém, pesquisas recentes mostram que isto está mudando com o passar do tempo.

De acordo com dados da Kantar Ibope de 2020, 85% das pessoas com mais de 60 anos costumam pesquisar na internet antes de fazer uma compra e 75% já fizeram pelo menos uma compra online na vida. Durante a pandemia, também houve um crescimento no tempo gasto em redes sociais e plataformas de streaming. A pesquisa ainda mostra que a rede social favorita dos idosos é o Facebook, com 98% da preferência, seguido pelo WhatsApp, com 95%.

Há muitos benefícios na inclusão digital: ela permite que as pessoas se mantenham conectadas à família e amigos, auxilia no aprendizado, mantém a mente ativa, possibilita o acesso à informação e também serve como entretenimento.

Jedalva Oliveira, de 65 anos, já trabalhou com Recursos Humanos e atualmente trabalha em um departamento jurídico. Em todo este tempo, a tecnologia fez parte de sua vida. “Obrigatoriamente temos que acompanhar o desenvolvimento de tecnologias. Para mim, sempre foi uma coisa automática, que nunca parou”, explica Jedalva. Ela conta que a tecnologia faz parte de sua vida pessoal também, seja através do uso de redes sociais, para pesquisar temas de seu interesse ou para escutar músicas enquanto corre no parque.

Jedalva não está sozinha: Sueli Rodrigues, de 72 anos, aproveitou o tempo na pandemia para criar conteúdos em seu Instagram. “Em casa comecei a enlouquecer! Eu comecei a fazer lives e reels no instagram e foi a minha válvula de escape”, conta Sueli. Esse contato com outras pessoas através das redes contribuiu para sua autoestima também, segundo ela. “Quando você está em casa e faz uma comida e todo mundo elogia, seu ego vai lá em cima. Quando você posta alguma coisa e as pessoas gostam, isso é muito bom também”, completa.

Trabalho de inclusão

O SESC-PR é uma das instituições que possuem projetos específicos para a inclusão digital de idosos. “O objetivo de introduzir o idoso às novas tecnologias, tais como computadores, notebooks, tablets e smartphones, proporcionando a eles mais  autonomia na utilização destes recursos, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos e com a comunidade”, conta a responsável pelo projeto, Bruna Marcela Baldan da Cunha.

De acordo com especialistas, é fundamental que a inclusão digital chegue para todos os brasileiros, não apenas aos idosos. Vivemos na Era da Informação e o direito à esse acesso é uma questão de necessidade, reconhecida pelo Marco Civil da Internet, no artigo 7º que afirma que  “o acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania”.

O acesso à internet promove a integração social e também estimula o cérebro, o que é um benefício enorme para garantir um envelhecimento saudável.

Cuidados na internet

Por ser um território ainda novo para muitas pessoas com mais de 60 anos, é preciso tomar alguns cuidados com o uso dessas ferramentas. Segundo uma pesquisa da revista científica Science Advances, os idosos são mais propensos a cair em fake news e passá-las adiante do que outras faixas etárias. Pessoas com mais de 60 anos também costumam ser vítimas preferidas de golpes na internet, por meio de cliques em links fraudulentos, vírus em e-mail, roubo de senhas, entre outros.

Por estes motivos, aqui vão algumas dicas para melhorar a segurança na internet, principalmente para os maiores de 60 anos:

  • Crie senhas seguras e evite usar a mesma sempre
  • Faça compras apenas em sites confiáveis e conhecidos
  • Não abra e-mails de pessoas desconhecidas ou não clique em links e anexos se não conhece o remetente
  • Nas redes sociais, evite postar informações pessoais como endereços, telefones, etc
  • Tenha uma pessoa de confiança que possa pedir ajuda sempre que precisar

Pular para o conteúdo