A chegada da idade provoca uma série de transformações no nosso corpo e que influenciam na disposição física e mental. Mas, a atividade física não pode ser encarada como uma tarefa impossível de ser realizada aos 60 anos ou mais. Pelo contrário, deve ser vista como uma forma de melhorar a saúde, aumentar o bem-estar e tirar o corpo da zona de conforto. Os benefícios da prática de exercícios ainda vão além do âmbito físico, eles ajudam a aumentar o ânimo e a vontade do idoso viver pois são uma forma de mostrar que eles ainda são capazes de fazer coisas extraordinárias.

De acordo com o médico geriatra Carlos Cusmanich, a grande maioria da população idosa não é inválida como muitos pensam, são saudáveis, possuem autonomia e, por isso, devem ser tratados como uma pessoa adulta normal. O exercício físico pode ser realizado pelas pessoas com 60 anos ou mais sem grandes problemas, sendo necessário apenas um acompanhamento médico adequado caso haja necessidade. “Os hábitos saudáveis devem ser cultivados desde jovem. Mas, isso não significa que não dê para mudar quando alcançamos a terceira idade. Alimentar-se de forma saudável e praticar atividade física regularmente é uma ótima forma de cuidar da saúde”, explicou o geriatra. 

Ainda segundo Cusmanich, a visão de que o idoso é uma pessoa extremamente frágil está desatualizada. Com o passar dos anos a expectativa de vida melhorou bastante e os idosos estão vivendo mais. O resultado dessa mudança é a saúde física, mental e o desejo de se manter ativo que encontramos em diversas pessoas com mais de 60 anos. “Os idosos não são mais tão frágeis como era de costume pensar, eles podem realizar atividade física se não possuem nenhuma enfermidade incapacitante neuromuscular, ortopédica ou cardiovascular, pois esses casos precisam do auxílio de um médico. Para quem é saudável, a atividade física é muito importante pois faz bem para a saúde e previne complicações causadas pelo sedentarismo”, completou o médico.

O educador físico Matheus Gambarotto afirma que manter-se ativo na terceira idade proporciona muitos benefícios, como a melhora da capacidade cognitiva e motora, prevenção de doenças degenerativas e aumento da energia. “A atividade física traz muitos benefícios para o idoso, então é muito importante ele se mexer seja caminhando, correndo, fazendo musculação, pilates ou outra modalidade. Movimentar-se regularmente melhora bastante a força, equilíbrio e resistência muscular para as atividades do dia a dia”, explicou Gambarotto.

É importante lembrar que a grande maioria dos idosos podem praticar atividade física e, mesmo os que possuem patologias que atrapalhem, podem adequar os exercícios para as suas necessidades. “Os profissionais da Educação Física sempre vão buscar adequar os exercícios para que o idoso não prejudique sua saúde, mas também há a possibilidade de acompanhamento médico para começar a praticar atividade física. É essencial que o idoso pense que ele pode movimentar-se mesmo com limitações para que ele saia da sua zona de conforto e quebre aquele pensamento de que está muito ‘velho’ para começar”, concluiu o educador físico. 

E não precisa de academia para exercitar o corpinho. Matheus Gambarotto afirma que existem vários exercícios e alongamentos que podem ser praticados em casa, sem auxílio ou com auxílio, e que promovem uma boa melhora no alongamento e da força muscular dos idosos. “Exercícios tem vários, tem agachamento, você pode utilizar pesinhos que você tem em casa como saquinho de feijão ou de arroz para fazer levantamento com os braços, a própria caminhadinha ou corrida na rua também são indicados e trazem resultados”. A curto prazo, ele explica que já é possível ver uma melhora na força, na resistência, na aptidão cardiorrespiratória e no bem-estar em si, e, a longo prazo, é possível ver e melhora de doenças, baixa de triglicerídeos, aumento do HDL (colesterol bom) e a diminuição do índice de gordura, que possui excesso entre muitos idosos.

A influenciadora digital, Sueli Rodrigues, já sabia da importância do exercício físico para a saúde e conta que não vive sem sua caminhadinha diária ou a interação com os seus “seguimores”. “Eu sou uma pessoa muito ativa, não tem problema com a minha idade e gosto de comemorar todo aniversário que eu faço pois significa que foi mais um ano vivido. E para que venham mais anos pela frente, eu cuido de mim e da minha saúde, faço uma caminhadinha no fim da tarde aqui no bairro onde eu moro sozinha ou com amigas, e diariamente me relaciono com meu marido, vizinhos e com meus seguidores”, conta Sueli.

Pular para o conteúdo