A campanha anual Novembro Azul que promove a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata está iniciando. O novo coronavírus mostrou a importância do cuidado com a saúde e, neste mês, com o foco no bem-estar masculino, o Novembro Azul reorienta sobre o diagnóstico precoce da doença.

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga com a função de produzir o líquido prostático do aparelho reprodutor masculino. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em 2020, o INCA estimou que mais de 65.840 novos casos de câncer de próstata seriam diagnosticados. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. O instituto recomenda que homens a partir dos 50 anos realizem exames preventivos e consultas com urologistas anualmente, já que, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Diagnosticada precocemente a doença tem 90% de chances de cura.

Quais os sintomas?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando se manifestam, são basicamente urinários como dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite.

No entanto, é importante atentar-se à doença antes do aparecimento dos sintomas. Mais de 90% desses tumores não estão mais na próstata, o que é um problema mais sério. Diante disso, mesmo sem sintomas, após os 50 anos os homens devem consultar o médico uma vez ao ano para o diagnóstico precoce.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pela combinação de dois exames: a dosagem de PSA e o toque retal. A dosagem de PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é um exame físico rápido e indolor. Como a próstata fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos.

Caso haja alguma alteração, é necessário realizar uma biópsia, que consiste na retirada de amostra de tecido da próstata para análise em laboratório e confirmação do câncer de próstata.

Fatores de Risco

Idade: aumenta com avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico familiar: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Exposições a aminas aromáticas: aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Formas de Tratamento

O tratamento adequado do câncer de próstata depende da gravidade do caso. A cirurgia e radioterapia são indicadas para a doença localizada na próstata. Caso contrário, será preciso a combinação de outros tratamentos, de acordo com o caso de cada paciente.

Prevenção

Alguns hábitos podem ser adquiridos para cuidar da saúde masculina de modo geral. Afinal, o Novembro Azul também chama atenção à saúde do homem. É preciso manter uma alimentação saudável, evitar o estresse, praticar atividade física, dormir bem, evitar o tabagismo e o álcool em excesso, além de fazer os exames de rotina.

História do Novembro Azul

O Novembro Azul começou na Austrália, em 2003, como um movimento criado por um grupo de amigos que deixou os bigodes crescerem para chamar a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. Com isso, ganhou o nome de Movember, que é a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Assim, o bigode tornou-se um símbolo do movimento.

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, porque 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. O azul foi escolhido por ser a cor relacionada ao combate do câncer de próstata.

Atualmente, o Novembro Azul é uma campanha mundial. No Brasil, foi trazida em 2008 pelo instituto Lado a Lado pela Vida junto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, as ações em prol da causa tornaram-se mais frequentes e contribuem com a prevenção do câncer de próstata.

Pular para o conteúdo