Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada a entrega do novo Centro Avançado de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19 do Complexo Hospital de Clínicas para tratamento e recuperação de pacientes com sequelas da doença, do tratamento ou psicológicas. O serviço inédito teve o investimento de mais de R$ 440 mil dos Amigos do HC com recursos da Megamania e por meio da campanha de arrecadação “O HC Precisa de Você – Centro Pós-COVID-19”, promovida pela Associação.

O espaço para a instalação do Centro Pós-COVID-19 foi alugado com o apoio da Associação, que conseguiu 24 meses de locação, e reformado pela equipe do Hospital de Clínicas. O local foi completamente equipado para o funcionamento e manutenção do serviço com a aquisição de mobiliário, eletrônicos, equipamentos e materiais médicos voltados ao atendimento aos pacientes e acompanhantes de tratamento. O Centro começará a funcionar de forma gradativa a partir do dia 20 de dezembro.

O projeto envolve profissionais altamente capacitados, que trabalham em uma equipe multiprofissional, tendo em vista a amplitude e diversidade das sequelas que serão tratadas. Essa equipe engloba docentes e profissionais da saúde de diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicólogos e fisioterapeutas. Além de médicos de diferentes especialidades, como infectologia, pneumologia, cardiologia, nefrologia, clínica geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, dentre outras.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde do Complexo HC, Elizabeth Bernardino, o Centro atende toda uma linha de cuidado do paciente que adquiriu COVID, ficou internado no hospital, e na saída é encaminhado para o ambulatório para tratamento de sequelas moderadas e graves até ter alta. “Nós temos hoje, aproximadamente, 800 pacientes vinculados a esse ambulatório. É importante que o paciente não tenha que ficar procurando o serviço. Nós temos essa responsabilidade de deixar o serviço em um lugar só para que ele possa fazer suas consultas e atendimentos de forma mais confortável, uma vez que já é um paciente com mais dificuldade de locomoção, já passou por uma série de transtornos”, explica a gerente.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, essa entrega representa uma visão de futuro. “Nós só vamos vencer essa pandemia no dia que tiver resolvido o problema das sequelas. O hospital demandou à Associação para que juntos fizessem esse Centro e hoje ele está aqui sendo entregue”, relata. “O paciente SUS, vinculado ao Hospital de Clínicas, passa a ter mais uma grande oportunidade de tratamento em um espaço fantástico e com um corpo clínico destacado. Vai facilitar para que o paciente resolva essas sequelas e melhore a condição de vida dele”, completa o presidente.

 

 

Pular para o conteúdo