A declaração do Imposto de Renda é uma das obrigações no Brasil. Pessoas e empresas estabelecidos pela Receita Federal cumprem esse dever todos os anos. O IR é arrecadado pelo Poder Público com o objetivo de fomentar a economia, o desenvolvimento social e financiar os mais diversos setores. Para isso, uma parte do imposto é retida aos cofres da União. Mas você pode escolher o destino do recurso. Isso é possível por meio da destinação. 

A destinação é um incentivo fiscal que possibilita destinar uma parte do imposto aos Fundos Especiais de Amparo Social, controlados por Conselhos e finalizados pelo Ministério Público, e ajudar entidades como a Associação dos Amigos do HC. 

Como destinar? 

Todo cidadão que declara Imposto de Renda por meio do modelo completo pode destinar parte do IR Pessoa Física.  

É possível destinar como Pessoa Física até 6% do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais e Estaduais da Infância e da Adolescência; aos Fundos Municipais da Pessoa Idosa e ao Fundo de Incentivo à Cultura.  

Quer saber mais? Baixe o e-book “Destinação de Imposto de Renda Pessoa Física”. Preparamos um material completo com o passo a passo para destinação e ainda um conteúdo bônus sobre a declaração de imposto Pessoa Física.  

Pular para o conteúdo